Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

JVC chega ao PDT levando aliados e por influência da presidência nacional

Em breve, o ex-senador terá um almoço com o três vereadores de Teresina pela sigla

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso

O empresário e ex-senador João Vicente Claudino, conhecido como JVC, avança nas conversas com o PDT e pode chegar oficialmente à sigla levando aliados. A perspectiva é que ele consiga expandir os quadros do partido no Piauí. Começando pelas eleições do ano que vem, aumentando o número de prefeitos eleitos.

Depois da última sexta-feira, um novo encontro ocorreu hoje (13) para acertar detalhes.

JVC não quer chegar só a um partido que é da base do governo Lula, e no Piauí está próximo ao governador do PT Rafael Fonteles. 

Para mostrar força tem que levar um grupo, composto por ex-aliados de Firmino Filho. Jorge Lopes, ex-presidente da FUNDESPI, e um dos coordenadores de campanha de Sílvio Mendes (União Brasil) ao governo do Piauí no ano passado, deve se filiar junto com JVC.

A expectativa é que o movimento influencie diretamente as eleições municipais de 2024 para que se aumente o número de prefeitos, elegendo principalmente o candidato da chapa majoritária na capital Teresina. O presidente da Câmara, Enzo Samuel, está trabalhando para ser o escolhido, como o blog mostrou.

Um almoço nos próximos dias entre JVC, Jorge Lopes e os três vereadores da sigla deve servir para alinhar as estratégias. 

Após a reunião da última sexta com Evandro Hidd, o atual presidente do PDT no Piauí, outros políticos e pretensos candidatos já estabeleceram contato com JVC manifestando o desejo de migrar para a sigla.

De acordo com uma fonte, JVC não pretende assumir a presidência do partido e não há nenhuma exigência partidária.

FILIAÇÃO

As conversas e o convite de filiação partiram inicialmente de Enzo Samuel e logo em seguida do presidente nacional do PDT em exercício, o deputado federal André Figueiredo (PDT-CE), que já cogitou marcar o ato após compromisso em Timon, cidade maranhense vizinha a Teresina. Isso porque uma comitiva do PDT nacional e o ministro da Previdência, Carlos Lupi, presidente nacional licenciado, irão ao local em breve para inauguração de um  conjunto habitacional do Minha Casa Minha Vida.

APROXIMAÇÃO COM A BASE DO GOVERNO

Com a ida ao PDT, JVC tende a se aproximar da base do governo do estado, a quem fez oposição no último pleito, ao declarar apoio a Sílvio Mendes.

O movimento político é consciente e pode ser o início do projeto para as eleições de 2026. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES