Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Lira disse que recebe relatório da Reforma Tributária na segunda

O presidente da Câmara resolveu focar em uma das possíveis saída da crise

| Luís Macedo/ Câmara dos Deputados
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso

O presidente da Câmara dos Deputados se manifestou nesta sexta-feira (30) dizendo que na próxima segunda-feira (3) recebe o relatório final da Reforma Tributária. O deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) é o responsável pelo parecer. De acordo com Arthur Lira (PP-AL), o tema é prioridade e que buscará um caminho para uma  maior facilidade de tramitação. 

Depois de meses parado, o tema voltou à discussão. O governo enviou a sua primeira proposta em julho do ano passado pedindo a unificação do PIS e Cofins, impostos que incidem sobre folha de pagamento de salários, receitas e importações, para a criação do CBS (Contribuição Social sobre operação com Bens e Serviços). Mas não enviou outras partes esperadas: mudanças no Imposto de Renda, criação de imposto seletivo sobre cigarros e bebidas, desoneração da folha de pagamento e tributação sobre lucros e dividendos. 

No Congresso, duas Propostas de Emenda a Constituição (PECs) estão em análise, que acabam com três tributos federais (IPI, PIS e Cofins), o ICMS, que é estadual, e o ISS, municipal. Todos incidem sobre o consumo e daria lugar ao IBS (Imposto sobre Operações com Bens e Serviços), de competência de municípios, estados e União,

O objetivo da Reforma é simplificar o sistema tributário do país, unificando impostos e criar um ambiente favorável a investimentos. 

Nesta semana, os representantes do estados, pelo Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda, se reuniram com o secretário da Receita Federal, José Tostes, e técnicos do Ministério da Economia para tentar entrar em um acordo de pontos em comum entre  estados, governo federal e entidades da sociedade civil. Rafael Fonteles, secretário de Fazenda do Piauí, é o presidente do Comitê e defende uma Reforma Tributária ampla, diferente do proposto pela pasta da Economia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES