Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Lira divide cargos na Mesa Diretora da Câmara: tem do PT e um do PI. Veja

Dentre os nomes da chapa, um piauiense. Ainda nesta terça-feira (31) havia briga entre os integrantes do PT e União Brasil sobre quem seria o escolhido.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso

Diferente da eleição do Senado, Arthur Lira (PP) tem caminho livre para a eleição na Câmara, tendo apenas um concorrente do PSOL, Chico Alencar. Amanhã (1º), depois da posse dos deputados, a partir das 16h30 começa a votação para a escolha da nova Mesa Diretora, que terá um piauiense. "Sentimento de União, de unidade, de um comando forte de um presidente, com apoio quase unânime de todos os partidos. É um homem muito forte”, disse Júlio César.

Somente nesta terça (31), é que eles conseguiram fechar a chapa. Lira, ex-aliado de Bolsonaro, teve que distribuir os cargos de acordo com as alianças. O PT, que declarou apoio a Lira ainda no ano passado, vai ficar com a Segunda Secretaria, a indicada ao cargo é a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS), que já foi vítima de ataques de Bolsonaro. Mas na vice-presidência Lira não abre mão do espaço dos aliados: Republicanos e PL, que junto com o PP estavam na coligação derrotada por Lula a presidência da República. 

Na Primeira Secretaria permanecerá Luciano Bivar (União Brasil), que tinha a maior bancada, mas agora ocupa a terceira posição. 

Na Terceira Secretaria, o deputado piauiense Júlio César Lima. O acordo foi confirmado em reunião na noite de ontem. O parlamentar falou com o blog sobre a indicação. “Pela primeira vez vamos participar da Mesa Diretora da Câmara ao lado do Arthur Lira e outros companheiros e companheiras”.

De acordo com Júlio César, Lira prometeu pautar projetos da sua pauta prioritária, podendo levar direto a plenário o projeto da lei dos Fundos Constitucionais. "Aquela lei que abrangeu comerciante, indústria, agricultura e pecuária, que é muito importante para recuperar crédito vencido há mais de 7 anos no Banco do Nordeste".

VEJA COMO FICA A MESA DIRETORA DA CÂMARA

ARTHUR LIRA (PP/AL) - PRESIDENTE

MARCOS PEREIRA (REPUBLICANOS/ SP) - 1º VICE-PRESIDENTE

SÓSTENES CAVALCANTE (PL/RJ) - 2º VICE-PRESIDENTE 

1ª SECRETARIA LUCIANO BIVAR (UNIÃO BRASIL/ PE) 

2ª SECRETARIA MARIA DO ROSÁRIO (PT/ RS)

3ª SECRETARIA JÚLIO CÉSAR (PSD/ PI)

4ª SECRETARIA LÚCIO MOSQUINI (MDB/RO)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES