Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Mainha assume hoje cadeira na Câmara dos Deputados no lugar de Rejane Dias

O suplente passa poucos como deputado federal, mas após o mandato deve ficar em Brasília para assumir outro cargo

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso

Após conversa com Wellington Dias (PT-PI), Mainha (Solidariedade) assume hoje (12) o mandato na Câmara dos Deputados pelos próximos 19 dias, é o tempo que resta para acabar a legislatura. Ele é o segundo suplente da bancada federal do Piauí. Para isso, Rejane Dias (PT-PI), que teve seu nome aprovado para o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE) nesta semana, renunciou o cargo de deputada federal. Após o mandato, a expectativa é que Mainha fique em Brasília para ocupar outro cargo no governo federal, em um dos ministérios do governo Lula. 

Nestas últimas eleições de 2022, Mainha disputou uma cadeira da Câmara pelo partido de Paulinho da Força, mas a sigla não elegeu nenhum deputado federal no Piauí e apenas quatro no país tendo que incorporar o PROS para atingir a cláusula de barreira e continuar recebendo o fundo partidário e ter acesso ao tempo de propaganda eleitoral na televisão e rádio.

Mainha foi Superintendente de Representação do Estado em Brasília (Surpi) quando Dias era governador e recebeu apoio do mesmo durante campanha eleitoral. 

Rejane Dias foi reeleita como a quarta deputada federal mais votada no Piauí com 125.774 votos, mas aliando uma necessidade pessoal a um acordo político, ela assume a vaga deixada pelo ex-conselheiro Olavo de Carvalho, que vai para o Banco do Nordeste, também indicação de Wellington Dias. 

ABRIGANDO ALIADOS

A oposição usou a mesma tática para abrigar aliados. Paes Landim (União Brasil), o primeiro suplente, assumiu o mandato na semana passada após Margarete Coelho (PP-PI) ter renunciado a seu cargo na Câmara.

Coelho não se reelegeu, mas foi escolhida como diretora nacional do Sebrae com salário maior do que na Câmara dos Deputados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES