Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Manifestantes se aglomeram em frente ao Palácio do Planalto

Faixas pedem intervenção militar, citam Deus e família

| Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso

Pelo terceiro domingo consecutivo, manifestantes pró-governo em Brasília fazem atos de apoio ao presidente da República, Jair Bolsonaro, que assim como na semana passada, sobrevoou o local de helicóptero para ver a quantidade de pessoas. Logo em seguida, o presidente aterrisou e sem máscara, caminhou até o Palácio do Planalto para cumprimentar seus eleitores, que se aglomeraram no local.

Junto dele estão o ministro da Defesa, Fernando Azevedo; e outros deputados federais, como, Hélio Lopes. Depois de chegar de helicóptero e caminhar entre os manifestantes, ele montou em um cavalo da cavalaria da Polícia Militar.

Os apoiadores com bandeiras do Brasil, pedem em faixas intervenção militar, liberdade na internet, além de citar Deus e família.

Muitos se concentraram em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF) emitindo palavras contra o ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito das Fake News, quem expediu na última semana os 29 mandados de busca e apreensão a pessoas ligadas ao presidente Bolsonaro. A associação investigada é suspeita de produzir e compartilhar notícias falsas e ataques às instituições e aos ministros do STF nas redes sociais.

JURISTAS DIZEM BASTA AO PRESIDENTE 

Por outro lado, neste 31 de maio, 600 juristas e advogados de todo o país compraram uma página em um jornal para dizer "basta" a Bolsonaro. Eles alegam que o presidente cometeu crime de responsabilidade e por isso pedem ação da Justiça contra ataques aos Poderes da República.

No texto eles dizem que "o presidente agride de todas as formas os Poderes constitucionais das unidades da Federação, empenhados todos em salvar vidas. Descumpre leis e decisões judiciais diuturnamente porque, afinal, se intitula a própria Constituição".

E continuam afimando que "o Brasil é jogado ao precipício de uma crise política quando já imerso no abismo de uma pandemia que encontra no Brasil seu ambiente mais favorável, mercê de uma ação genocida do presidente da República (...) Todos nós acreditamos que é preciso dar um BASTA a esta noite de terror com que se está pretendendo cobrir este país. Não nos omitiremos. E temos a certeza de que os Poderes da República não se ausentarão".

Entre os que assinaram o manifesto estão Antonio Claudio Mariz de Oliveira, Miguel Reale Júnior, Celso Lafer, Claudio Lembo, Joaquim Falcão, Fábio Konder Comparato, Pierpaolo Bottini, Dalmo de Abreu Dallari, Felipe Santa Cruz e José Gregori.

PANDEMIA AVANÇA NO PAÍS

Enquanto isso, o Brasil registra um maior número de mortos e pessoas diagnosticadas com a Covid-19. No ranking mundial, perde apenas para os EUA, e agora ultrapassou a França em vítimas fatais, ficando atrás apenas do EUA, Itália e Reino Unido. Nas últimas 24 horas, segundo o MInistério da Saúde, foram 956 mortes e 33.274 casos, mais um recorde quebrado pelo país que além da crise da saúde, enfrenta uma crise política. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES