Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Exclusivo Marcelo Castro acredita que Bolsonaro será declarado inelegível pelo TSE

Senador entende que ex-presidente tentou criar instabilidade sobre o sistema eleitoral brasileiro para justificar um golpe

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso

Começou hoje, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o julgamento que pode deixar o ex-presidente da República Jair Bolsonaro inelegível pelos próximos 8 anos. À coluna, o senador Marcelo Castro (MDB-PI), disse acreditar na  inelegibilidade de Bolsonaro por ter desobedecido a lei e ter "trabalhado" contra a democracia numa tentativa de criar argumentos de fraude nas eleições para um possível golpe após derrota. 

"Para construir uma narrativa de golpe. Se ele perdesse a eleição, como estava previsto que perderia, ele teria um argumento para dar um golpe porque as urnas teriam sido fraudadas", disparou.

Castro, que é o relator do novo Código Eleitoral no Senado, defendeu que o sistema eleitoral brasileiro é o mais seguro do mundo.

"Acredito que o Bolsonaro, não só eu, mas acho que todos hoje acreditam firmemente que ele será declarado inelegível (...) pelos muitos fatos que ele fez contra à democracia. Ele reuniu embaixadores de vários países para difamar o sistema eleitoral brasileiro. O presidente da república (...)".

SOBRE O JULGAMENTO DE BOLSONARO NO TSE

O Tribunal Superior Eleitoral começou nesta quinta-feira (22), o julgamento da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) 0600814-85 ajuizada pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) contra Jair Bolsonaro e Braga Netto, candidatos a presidente e vice-presidente da República nas Eleições 2022. A ação pede a inelegibilidade de ambos por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.

O julgamento tem início na sessão de hoje, mas poderá se estender até a próxima semana (dias 27 e 29), se necessário.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES