Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Exclusivo Marcelo Castro articula PEC para acabar com a reeleição no Brasil

Senador já conversou com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, que apoia a proposta

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso

O senador Marcelo Castro (MDB-PI), em entrevista exclusiva a Rede Meio Norte, nesta quarta-feira (07), disse em primeira mão que está apresentando duas Propostas de Emendas à Constituição (PECs) para acabar com a reeleição no Brasil de presidente da República, governador e prefeito, e os mandatos seriam de 5 anos. "Há um consenso na classe política que a reeleição foi um malefício que veio para o Brasil", ressaltou Castro.

A outra proposta sugere coincidência de mandatos e eleições gerais. A primeira já tem o apoio do presidente e líderes do Senado.

"Tudo isso que estou fazendo é combinado com o presidente Rodrigo Pacheco. E mais do que isso, nós tivemos uma reunião de líderes do Congresso Nacional, do Senado Federal, tratamos do assunto e houve praticamente uma unanimidade", disse em entrevista. 

RELATOR DO CÓDIGO ELEITORAL 

Marcelo Castro é o relator do novo Código Eleitoral, que está no Senado. Há um compromisso para que ele seja votado ainda no primeiro semestre.

Como o tema é o mesmo, eleições, a tendência seria que Castro fosse o relator da matéria, uma vez também que o senador Jorge Kajuru apresentou uma proposta parecida para o fim da reeleição.

Castro também foi relator da Reforma Política em 2015.  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES