Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Marcelo Castro define prioridade para a Educação no Congresso

O senador que é presidente da Comissão da Educação se reúne com ONG e Comissão da Câmara para escolher quais projetos irão focar em 2021

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso

A partir das 11 horas, por videoconferência, o senador Marcelo Castro (MDB-PI), presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado se reúne com a presidente da Comissão na Câmara, deputada Dorinha Seabra (DEM-TO) e a ONG Todos Pela Educação para definir quais temas propostos pela organização farão parte das prioridades de tramitação no Congresso em uma Agenda Legislativa pela Educação. Seria a primeira vez que se define uma agenda com prioridades para a área. O presidente da Undime, Luiz Garcia, e o presidente dos Conselho Nacional de Educação, Vitor Angelo, também participam. 

OS PROJETOS QUE DEVEM SER PRIORIDADES PARA A EDUCAÇÃO

Tramita no senado, projeto do senador Jorginho Mello (PL-SC) que sugere ao Ministro de Estado da Educação, Senhor Milton Ribeiro, a implementação de um novo método mais eficaz no sistema educacional público visando a melhoria da qualidade de aprendizagem das crianças em todo o Brasil.

Marcelo Castro destacou em reunião preparatória na última sexta, o Projeto de Lei (PLP 235/2019) que trata da criação de um Sistema Nacional de Educação para que as ações na área ocorram de forma integrada no país. O texto dispõe sobre o processo de avaliação dos sistemas de ensino, determina a elaboração de planos nacional, estaduais, municipais e distrital de educação, e especifica as fontes de financiamento da educação. Segundo Castro, o PL está pronto para ser pautado na Comissão de Educação do Senado.

A vacinação dos profissionais da educação também foi pauta levantada durante a reunião, fator diretamente ligado ao retorno das aulas presenciais.

Foi destacado ainda o empenho para garantir recursos para prover o acesso à internet aos alunos e aos professores, a regulamentação do Fundeb, o Piso Nacional do Magistério, e melhorias no Ensino Infantil e Técnico-Profissional.

A PANDEMIA FORÇOU O ENSINO REMOTO

Na última sexta-feira (16), Marcelo Castro reuniu as principais entidades que pensam a educação no país. Um dos principais temas levantados na reunião foi a Educação Híbrida, uma mistura entre ensino presencial e ensino online que ganhou destaque na pandemia.

"A percepção que temos é de que, nos últimos anos, avançamos muito na educação em termo de quantidade, e agora é a hora de avançamos em qualidade. O Brasil não está em uma situação confortável quando comparado com o mundo. Quanto à qualificação, vem a Educação Híbrida, com ênfase no Ensino Médio de tempo integral, o Ensino Técnico profissionalizante, e a valorização dos laboratórios, que são essenciais para o bom aprendizado", disse Castro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES