Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Marcelo Castro diz que pelo Senado Ernesto Araújo deixa o governo logo

O senador revelou ao blog que a audiência com o ministro foi “deprimente”

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso

Se depender do Senado, Ernesto Araújo está com os dias contados no Ministério das Relações Exteriores. Depois de Pazuello ele é o próximo alvo. Isso porque na visão do Congresso Nacional é praticamente unânime a opinião de que o chanceler só atrapalha, portanto não está fazendo bem ao país. Alguns senadores, publicamente, fizeram o pedido para que ele deixasse o cargo para que o Brasil voltasse a se relacionar normalmente com países parceiros em prol das vacinas contra a Covid. O senador Marcelo Castro (MDB-PI) questionou ao ministro o motivo da ida a Israel, quando Araújo foi chamado atenção por não usar máscara e virou manchete no mundo inteiro. Para o piauiense, o Senado faz um julgamento de um futuro não muito tranquilo e não duradouro no Ministério. "Foi uma sessão deprimente",  "clima tenso, carregado" e "críticas muito fortes" são alguns dos trechos revelados pelo senador ao blog no vídeo abaixo.

Durante audiência pública com os senadores nesta quarta-feira (24), Araújo argumentou que todos os países estão tendo dificuldade para comprar vacinas, mas a justificativa não colou. Eles acreditam que a má relação internacional do Brasil com o principais parceiros comerciais que poderiam ajudar na aquisição de vacinas, como a China, Índia e Estados Unidos, também é atribuída ao ministro, que participou dos principais conflitos com esses países ao demorar para reconhecer a vitória de Biden, negar pedidos do governo indiano e jogar a culpa do Coronavírus aos chineses. "Jogaram pedra nos parceiros sem necessidade e agora estamos precisando deles", disse um parlamentar ao blog em off.

O presidente da Câmara, Arthur Lira, está empenhando na saída de Araújo do governo e naquele discurso de ontem exigiu mais diálogo do Brasil com outros países para adquirir mais vacinas e hoje já teve um encontro com o chanceler, que tenta aliviar a pressão pela saída mostrando as "ações" desenvolvidas pela pasta.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES