Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Marcelo Castro é eleito presidente da Comissão do reajuste dos servidores

“É o princípio da justiça no governo Lula”, disse o senador piauiense sobre a MP que cobre salários defasados há muitos anos

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso

Nesta quarta-feira (21), o senador Marcelo Castro (MDB-PI) foi escolhido por seus pares como presidente da Comissão Mista responsável por analisar a Medida Provisória (MP) que prevê o aumento de 9% no salário dos servidores federais civis, incluindo aposentados e pensionistas. O parlamentar piauiense disse que como relator do orçamento deste ano lutou pela causa e agora se inicia "a justiça" no governo Lula porque há salários com 30% de defasagem.

"Vamos dizer assim, que nesse primeiro ano do presidente Lula esse é o princípio da justiça que nós vamos fazer porque esse o salário dos servidores está realmente muito defasado. Tem salário aí que está defasado em 30%", disse. 

A relatora será a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), que vai apresentar o plano de trabalho na próxima reunião.

A MP 1.170/2023 assinada por Lula está em vigor desde 1º de maio de 2023. Os salários corrigidos começaram a ser pagos neste mês. O auxílio-alimentação também terá aumento (43%), passando de R$ 458 para R$ 658 mensais.

O reajuste dos valores resultou de acordo entre o governo e mais de 100 entidades representativas dos servidores na mesa de negociação permanente, que estava suspensa desde 2016.

A medida foi editada após a sanção pelo presidente da República da Lei 14.563, de 2023, que incluiu no Orçamento da União os recursos necessários para a concessão do reajuste aos servidores civis.

Depois de passar pela comissão mista, precisa ser aprovada pelos plenários da Câmara e do Senado. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES