Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Marcelo Castro espera votação de projeto que regulamenta emendas na sexta

O senador foi indicado como relator do tema que tem provocado desentendimentos

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso

O senador Marcelo Castro (MDB-PI), quer apresentar o parecer do Projeto de Resolução com novas regras para as emendas do Orçamento, nesta sexta-feira (26), quando deve ser realizada sessão do Congresso Nacional para apreciar a matéria.

Castro pretende cumprir à risca a decisão liminar do Supremo Tribunal Federal (STF), que suspendeu as emendas de relator até que o Congresso reveja as regras, sobretudo de transparência, dessa modalidade de despesa.

O senador defende a existência das emendas, desde que tenha um limite de valores e seja especificada a quantia, o nome do parlamentar e para onde ele está destinando. 

"Não se pode demonizar as emendas de relator, que sempre existiram e continuarão existindo, na minha percepção. O problema está na quantidade, um excesso que precisa ser corrigido. Eu defendo que seja estipulado um limite para esses recursos e que sejam fortalecidas as emendas de bancada e de comissões, analisadas por parlamentares que possuem amplo conhecimento sobre os temas específicos e as demandas prioritárias de seus estados".

O prazo para essa definição está no limite, pois as novas regras irão valer para o Orçamento de 2022 e para normalizar as emendas de 2021 que já foram previstas, executadas e estão suspensas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES