Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Exclusivo Marcelo Castro faz mudanças nas regras para Federações em Código Eleitoral

Senador apresenta o parecer e as propostas para acabar com a reeleição amanhã em reunião de líderes

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso

O senador Marcelo Castro apresenta amanhã, quinta-feira (28), aos líderes do Senado e com mudanças o parecer do Novo Código Eleitoral. O blog apurou que terá alteração nas regras das Federações Partidárias e será mantida a quarentena de quatro anos para juízes, membros do Ministério Público e policiais. As novas regras, quando aprovadas, só valerão para as eleições de 2026.

Além disso, Castro irá defender três Propostas de Emenda à Constiuição (PECs) para acabar com a reeleição para presidente, governador e prefeitos no Brasil e estipular mandatos de 5 anos para todos. "É uma luta que tenho desde o primeiro dia que cheguei aqui no Congresso Nacional (...) acho que o fim da reeleição é quase consensual (...) Estou otimista que desta vez nós vamos acabar com essa reeleição". 

A expectativa é que o senador, que já foi relator da Reforma Eleitoral de 2015, possa ser escolhido por Pacheco, presidente do Senado, para a mesma função. 

VEJA MUDANÇAS QUE MARCELO CASTRO FEZ EM RELAÇÃO ÀS FEDERAÇÕES PARTIDÁRIAS

Dentre às mudanças o percentual mínimo de 30% de candidatas feminas poderá ser cumprido por federação ao invés de partido; a prestação de contas poderá ser feito de forma autôma, ou seja, as contas de um partido não interfere na do outro; as federações também serão permitidas após as eleições.

FEDERAÇÕES PARTIDÁRIAS

•    Poderá ser constituída até 6 meses antes do pleito;

•    Assegura-se o dever de prestar contas de forma autônoma em relação aos demais partidos;

•    Janela para a federação (30 dias); 

•    Possibilidade de federação depois das eleições (até dezembro do ano seguinte), mas não será considerada para fins de redistribuição do Fundo Partidário e propaganda;

•    O percentual mínimo de candidaturas por sexo deverá ser aferido globalmente na lista da federação e não em cada partido. 

QUARENTENA DE QUATRO ANO PARA JUÍZES, PROMOTORES, PROCURADORES E POLICIAIS É MANTIDA

Para esses profissionais só será permitido disputar as eleições se deixarem o cargo quatro anos antes do pleito.

"Magistrados, membros do MP, Guardas Municipais, Policiais Federais, Policiais Rodoviários Federais, Policiais Ferroviários Federais, Policiais Civis e Militares da Uniao, Estados e Distrito Federal.

§ 1º Ficam inelegíveis, nas eleições federais, estaduais e municipais, os magistrados ou membros do Ministério Público que não tenham se afastado definitivamente de seus cargos e funções até 4 (quatro) anos anteriores ao pleito. 

§ 2º Ficam inelegíveis, nas eleições federais, estaduais e municipais, os servidores integrantes das guardas municipais, das Polícias Federal, Rodoviária Federal e Ferroviária Federal, bem como os das Polícias Civis que não tenham se afastado definitivamente de seus cargos e funções até 4 (quatro) anos anteriores ao pleito. 

§ 3º Nos termos das condições estabelecidas no § 8° do art. 14 da Constituição Federal, os militares da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios devem afastar-se de suas atividades ou serem agregados, independentemente do exercício de função de comando, no prazo de até 4 (quatro) anos anteriores ao primeiro dia do período exigido para a escolha dos candidatos e deliberação das coligações, do ano em que se realizarem as eleições".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES