Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Marcelo Castro:Lula, Congresso e STF vão tolerar manifestações democráticas

O senador foi um dos presentes no encontro com Lula nesta quarta-feira no Planalto. Arthur Lira acompanhou o grupo para a entrega do decreto de intervenção federal na segurança do DF.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso

Lula recebeu quatorze senadores, dentre eles Marcelo Castro (MDB-PI), mais o presidente da Câmara, Arthur Lira, nesta quarta-feira (11), no Palácio do Planalto, em Brasília, para a entrega em mãos do decreto de intervenção do Distrito Federal em Brasília, aprovado e promulgado ontem pelo Congresso Nacional. O advogado-geral da União, Jorge Messias, também estava presente.

O ato simbólico é a continuidade dos encontros que tem como objetivo demonstrar união entre os poderes, estados e municípios. "Todos unidos em uma voz única em defesa da democracia e no repúdio e na repressão absoluta total e completa a qualquer desrespeito as nossas instituições, a nossa democracia", destacou Castro. 

NOVOS ATOS MARCADOS PARA HOJE

Durante o encontro, Lula também falou sobre os novos atos marcados para hoje em pelos menos 22 capitais. Marcelo Castro disse que os poderes irão tolerar apenas manifestações pacíficas e pede para anotar que os "terroristas" ligados a Bolsonaro serão presos. "Tolerância total absoluta para com todos aqueles que se manifestam dentro das regras democráticas. Aí que tem espaço para divergir, para criticar, para ser do contra. Fora do espaço democrático não há tolerância para ninguém".

"Essa turma aí de bolsonaristas radicais, extremistas, vândalos, golpistas, terroristas, essa turma vai para a cadeia, responder processo civil e penal, vai pagar as custas dos danos que causaram do ponto de vista civil e vão responder criminalmente e muitos, anote o que estou dizendo, vão terminar na cadeia", finalizou.

Sem citar o nome de Bolsonaro, Lula fez críticas ao ex-presidente por não reconhecer o resultado das eleições e chamou os manifestantes de "aloprados". "Ainda hoje vi declarações dele não reconhecendo a derrota, ou seja, eu só posso considerar um grupo de aloprados, um grupo de gente, sabe, com pouco senso de ridículo, porque já entraram na justiça e a Justiça já disse qual foi o resultado eleitoral", discursou. 

 A Advocacia-Geral da União pediu e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, acatou o reforço na segurança em todos os estados diante da ameaça de novas atos golpistas. 

O senador piauiense disse ao blog que Lula demonstrou preocupação sobre o corte dos cabos de três torres de transmissão de energia, que dão vazão à energia produzida na usina de Itaipu.

VEJA COMO FOI O ENCONTRO:



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES