Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Exclusivo Marcelo Castro: Lula irá cumprir promessa de pagar retroativo da Enfermagem

Senador comemora o início do pagamento do piso e relembra que destinou recursos no orçamento para isso

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso

Em entrevista à coluna, Marcelo Castro (MDB-PI) comemorou o anúncio do presidente Lula nesta quarta-feira (05) de que irá pagar o retroativo do piso da enfermagem, desde maio, e o 13º. "Estão de parabéns porque agora vão ter um salário digno. Não é um salário grande, mas é um salário possível que a União, estados e municípios podem pagar no momento", disse.

O senador relembrou a dificuldade para começar a pagar o salário e a sua participação ao reservar os recursos no orçamento deste ano, do qual foi relator-geral. "Oh luta difícil, porque faço parte da Frente Parlamentar da Saúde e a gente luta por esse piso da enfermagem há mais de uma década. Agora que fui o relator do orçamento já fiz a previsão dos recursos para este ano", considerou o senador.

Os valores de R$ 4.750,00 para enfermeiros, 75% para técnicos e 50% para auxiliares e parteiras foi aprovado não só em Emenda à Constituição, mas também em projeto de lei e Medida Provisória para abertura de crédito. Além disso, o Supremo Tribunal Federal teve de julgar o caso, e decidiu na última segunda-feira numa votação de 8 x 2 liberar o pagamento para os recursos já assegurados e nos hospitais particulares que têm acordo coletivo entre empregadores e trabalhadores. Se não for feito, no prazo de 60 dias, obrigatoriamente terão de pagar o valor na íntegra.

MARCELO CASTRO COMEMORA USO DO CAMINHÃO DA MAMOGRAFIA NO PIAUÍ

O senador, que é médico e foi ministro da Saúde, também lembrou a passagem do caminhão da mamografia nesta quarta na cidade de Massapê do Piauí, a pedido do Dr Hilton. Castro lembra que destinou emendas parlamentares para o mesmo. "Espero que esteja contribuindo de maneira decisiva para prevenir este mal tão grande que afeta mulheres de todo mundo e naturalmente do Piauí".

O câncer de mama é o que mais atinge as mulheres de todo o mundo. Com o caminhão é possível chegar aos municípios que não têm mamógrafo, responsável pelo exame preciso para detectar a doença. "E a maneira mais fácil de enfrentar esse problema é agir preventivamente", destacou Marcelo Castro.

O Caminhão da Mamografia está visitando várias cidades do Piauí e fazendo os exames em mulheres de 40 a 69 anos, faixa etária com maior incidência de diagnóstico.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES