Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Marcelo Castro diz que PEC da Transição pode ser aprovada na próxima semana

Senador acredita que Arthur Lira colaborará com a aprovação da proposta. Lira disse hoje que o tempo é curto para a discussão.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso

Apesar de o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), dizer que há pouco tempo para discutir e aprovar a PEC do Bolsa Família, Marcelo Castro (MDB-PI), que deve ser o autor da PEC, está otimista na aprovação da proposta até na próxima semana. Nesta semana, ele vai conversar com os principais líderes para chegar a um texto de consenso na Câmara e Senado.

"Nós devemos gastar nossas maiores energias na busca desse consenso. A gente conseguindo isso daí, no ponto de vista de tramitar a matéria e a gente aprovar, a gente pode fazer isso rapidamente. Como por exemplo, aprovando esse texto na próxima semana, antes do final do mês, e em seguida indo para a Câmara para ser aprovado já na primeira semana de dezembro", explica em entrevista ao blog.

Mas ele faz observações. De acordo com Castro, isso só será possível  se não tiver nenhum empecilho, a exemplo de reivindicações pessoais dos parlamentares para poder articular a proposta.

"É claro que vamos ter muitas negociações, porque um quer de um jeito, outro quer de outro, outro quer aproveitar as circunstâncias para apresentar as suas demandas", disse o senador, que não especificou quais seriam essas demandas, mas o blog entende em uma das possibilidades a liberação das emendas de relator, que ficaram conhecidas como "orçamento secreto".

Ainda de acordo com Castro, o consenso que eles precisam chegar é para principalmente tirar do teto o valor para garantir o pagamento de R$ 600 mais R$ 150 por cada criança até 6 anos pelo Bolsa Família e ao mesmo tempo recompor o orçamento para a Farmácia Popular, reajuste real do salário mínimo, merenda escolar, obras de infraestrutura paradas e zerar a fila de cirurgias eletivas.

APÓS CONVERSA PARTICULAR, MARCELO CASTRO ACREDITA QUE ARTHUR LIRA VAI AJUDAR NA APROVAÇÃO DA PEC DO BOLSA FAMÍLIA

A expectativa é que Arthur Lira e Marcelo Castro tenham um encontro nos próximos dias com o presidente do Congresso Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e com o presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO), Celso Sabino (União - PA).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES