Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Marcelo Castro revela proposta do PSD ao MDB: todos em uma chapa?

Senador diz que é uma proposta decente, mas quem ficaria com a chapa para a Câmara dos Deputados?

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso

Ao mesmo tempo que o senador Marcelo Castro, presidente do MDB-PI, acredite que o melhor caminho para a base do governo do estado disputar as eleições seja com os nomes em um só partido, ele vê que isso não seria possível com o fim das coligações e se abre à possibilidade de se unir com o PSD em um acordo que pode unir todos os pré-candidatos à Câmara em um dos partidos e os [pré-candidatos] à Assembleia Legislativa no outro. Até porque ambos estão com dificuldade de montar uma chapa competitiva a federal. 

As tratativas iniciaram nesta quarta-feira e hoje há um encontro em Brasília entre Castro e o deputado federal Júlio César, presidente estadual do PSD. O impasse é sobre qual das siglas irá abrigar os possíveis deputados federais. Júlio César defende que o seu partido abrigue os que vão disputar o Congresso Nacional. Isso porque é a bancada da Câmara que define o fundo partidário e o tempo de TV que cada um dispõe, interferindo diretamente no tamanho e representatividade do partido.  

"O deputado Júlio César está propondo um acordo, que os deputados federais concorressem todos por uma sigla e os deputados estaduais concorressem pela outra sigla. Então, se juntassem todos [os pré-candidatos à Câmara] Júlio César, Fábio Abreu, Marcos Aurélio, Castro Neto (...) e fossem pelo MDB e os deputados estaduais todos iriam pelo PSD, ou vice-versa. Essa proposta foi feita ontem em Teresina ao deputado Themistocles Filhos e aos outros deputados estaduais", explica Marcelo Castro.

O parlamentar foca que é um acordo considerável visto que não beneficiaria só uma sigla. "É uma proposta honesta, ele não está propondo que todo mundo vá para o PSD. Ele está dizendo: vamos fazer um entendimento que seja bom para o PSD, que seja bom para o MDB (...) Vamos chegar a uma conclusão, que sim ou que não, mas não vamos dizer que o Júlio César está bancando o esperto conosco, pelo contrário".

De acordo com uma fonte, seria difícil para Marcelo Castro abrir mão da chapa federal, visto que ele é o tesoureiro nacional do MDB. O argumento utilizado por ele com Júlio César será de que o MDB tem uma história na Câmara dos Deputados, já o PSD é um partido novo.

VEJA O VÍDEO:



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES