Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Marcelo Castro sugere a Pacheco mudança no teto para pagar enfermeiros

Os líderes se reuniram hoje virtualmente, mas se encontram pessoalmente nesta terça-feira (20) para debater propostas

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso

Após reunião remota de líderes do Congresso Nacional, nesta segunda-feira (19), o senador Marcelo Castro (MDB-PI), que é o relator-geral do orçamento 2023, vai apresentar uma emenda constitucional para que tanto o acréscimo do Auxílio Brasil quanto o do pagamento do piso da enfermagem possam ser pagos. A solução estaria fora do teto de gastos.


"Não há outra maneira para cumprir essa promessa [de pagar Auxílio Brasil de R$ 600] a não ser excepcionalizando o teto de gastos. (...) Para fazer isso precisamos apresentar uma PEC. Já que vamos fazer a PEC para isso daí, nós levaríamos em conta esse recursos para a enfermagem", defende o senador.


Na reunião de hoje, mais de seis projetos de lei que tratam sobre remanejamento e repatriação de recursos para combate à Covid e orçamento de guerra foram colocados como possibilidades, mas o relator defende uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição).


Marcelo Castro desembarca nesta terça (20) em Brasília para se encontrar pessoalmente com o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) para discutir as questões orçamentárias que envolvem o pagamento do piso salarial dos profissionais da Enfermagem. A reunião será às 11 horas no Palácio do Planalto.


IMPASSE


O pagamento do piso está suspenso desde a decisão em plenário virtual do Supremo Tribunal Federal (STF) no último dia 15 após ação da Confederação Nacional de Saúde argumentar que o sistema de Saúde poderia quebrar por falta de recursos.


A entidade que representa os hospitais alega um alto impacto financeiro ao ponto de demitir 80 mil profissionais e fechar 20 mil leitos.


O valor do piso é de R$ 4.750,00 e foi aprovado no Congresso Nacional em um projeto de lei e PEC. Bolsonaro sancionou a lei no dia 4 de agosto. 

VEJA O VÍDEO:





Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES