Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Merlong se reúne com Haddad e diz que Lula não irá trocar presidente do BC

O deputado do Piauí, levantou a possibilidade de Roberto Campos Neto estar querendo causar uma recessão na economia. Ministro está em grupo de bolsonaristas.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso

De acordo com o deputado federal Merlong Solano (PT-PI), que esteve em reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, “não existe nenhum plano para acabar com a autonomia do Banco Central”. Ele não acredita que Lula troque o presidente do BC, mas levantou a possibilidade de Roberto Campos Neto estar elevando a taxa de juros propositalmente para prejudicar o governo Lula. "Parece até que a pretensão é provocar uma recessão", disparou.


A taxa de juros do BC está em 8,16% ao ano. “É o que está paralisando a economia do país. Isso não pode continuar”, disse o deputado que também é economista.


Merlong Solano disse que vai continuar questionando as posições de Campos Neto. "Desde que ele [Campos Neto] assumiu começou a aumentar os juros sistematicamente. O Brasil tem hoje a maior taxa de juros real do mundo e isso não se justifica".


Segundo o deputado, a inflação está em queda e não há excesso de demanda no Brasil, isto é, as famílias estão comprando menos porque estão endividadas e ao mesmo tempo os investimentos estão em baixa.


PRESIDENTE DO BANCO CENTRAL É BOLSONARISTA


Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, ainda está em um grupo WhatsApp de ex-ministros do governo Bolsonaro. Foi a foto de uma conversa no celular do ex-ministro Ciro Nogueira que revelou a participação do mesmo no grupo.


REFORMA TRIBUTÁRIA E NOVO MARCO FISCAL


O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se reuniu com a bancada do PT em Brasília, e pediu apoio para a aprovação da Reforma Tributária. A nova âncora fiscal será enviada ao Congresso entre março e abril. Ele também falou sobre as críticas públicas de Lula ao presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.


 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES