Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Merlong Solano diz que chamar PF à Câmara foi estratégia de Arthur Lira

Deputado vê ato como parte de manobra política do presidente da Câmara para aprovar a PEC

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso

Merlong Solano (PT-PI), em entrevista ao blog, disse que há uma tendência a uma ditadura legislativa por frequentes desrespeitos do presidente Arthur Lira (PP-AL) às regras da Câmara.  "Ele fez tudo para aprovar a PEC, inclusive desrespeitando o regimento interno", dispara.

Para o petista, suspender a votação da PEC das Bondades em ano eleitoral na noite desta terça-feira (12) foi uma estratégia com medo de uma derrota. "Suspendeu a sessão quando viu que não tinha voto suficiente para manter estado de emergência", considera.

De acordo com o Merlong, não "custou nada" a Lira chamar a Polícia Federal. "Faz parte do jogo. O infoleg (sistema da Câmara) não tava funcionando, a internet estava com problema, precisava de uma boa desculpa. O que custa o presidente da Casa chamar a Polícia Federal? Nada! Agora a Polícia vai ter independência para depois dizer se foi problema geral na internet ou se foi alguém que interferiu no Infoleg".

Para suspender a sessão, Lira alegou falha no sistema de votação e chamou a Polícia Federal para saber se a interferência foi proposital ou não. Até o momento, a informação repassada é que um cabo um servidor de internet de fibra óptica teria se rompido.

MANOBRA POLÍTICA

Para manter o alto quórum e aprovar a PEC, Lira usou o mesmo painel de presença de ontem, permitindo registrar presença no plenário online, o que é proibido de terça a quinta. 

OPOSIÇÃO TENTAR RETIRAR "ESTADO DE EMERGÊNCIA" DA PEC

Segundo Merlong, não precisava aprovar o estado de emergência para concessão de benefícios sociais. "Bastava furar o teto de gastos, mas eles querem o estado de emergência'", explica.

PEC TEM PRAZO DE VALIDADE PARA BENEFÍCIOS

"É um vale tudo que está acontecendo aqui para aprovar uma PEC que só tem beenfícios até dezembro, quando a vida do povo continuará com dificuldade depois de dezembro. O que queremos são políticas permanentes de socorro aos mais pobres e de geração de emprego", defende.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES