Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Merlong Solano é escolhido como relator do reajuste do salário mínimo

Deputados e senadores precisam votar novo valor do salário mínimo até agosto. Parlamentar piauiense reconhece que ainda é pouco.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso

O deputado federal Merlong Solano (PT-PI) foi designado nesta quarta-feira (21), como relator da Medida Provisória (MP) do reajuste do salário mínimo. À coluna disse que vai defender a aprovação da medida que resgata a política de valorização do mesmo. Nos últimos quatro anos o reajuste se baseava apenas na inflação. "Vai garantir aumento real além do índice inflacionário", afirmou. 

O Congresso Nacional instalou nesta quarta-feira (21), a Comissão Mista para analisar a Medida Provisória (MP 1172/2023), que aumentou o salário mínimo de R$ 1.302 para R$ 1.320 a partir de 1º de maio de 2023. Apesar de estar em vigor, os deputados e senadores precisam aprovar a MP, caso contrário perde a validade.

O senador Eduardo Gomes (PL-TO) foi eleito presidente e o deputado federal Samuel Viana (PL/MG) vice-presidente da comissão. 

GANHO REAL

A medida provisória garante um reajuste de 5,9% em relação à inflação de 2022 e um ganho real de 2,8.

“O salário mínimo influencia a vida de milhões de pessoas no Brasil. Nós ficamos vários anos sem ter aumento real do salário e essa é a primeira vez que nós estamos tendo um ganho adicional. Ainda é pouco, mas inicia uma nova fase de valorização do trabalhador brasileiro, melhorando seu poder de compra e dando mais qualidade de vida” frisou o parlamentar. 

DEPUTADO PETISTA QUER CONVERSAR COM OPOSIÇÃO E BASE

Merlong quer debater a pauta de maneira democrática, dialogando com governo, oposição e segmentos interessados.

“Estamos tratando de um dos assuntos mais importantes na vida do brasileiro que é a sua renda. A política de salário mínimo no Brasil vai ser debatida com a seriedade e a importância que lhe é devida. Defendo o diálogo republicano e tenho certeza de que o texto que enviaremos aos plenários das casas do Congresso Nacional será o resultado da convergência entre governo e oposição para o bem do Brasil. Vamos analisar, com muita responsabilidade, a sobrevivência e a dignidade do trabalhador, combinada à sustentabilidade das contas públicas”, ressaltou o petista. 

MP PERDE VALIDADE NO FIM DE AGOSTO

Durante a leitura do plano de trabalho, o parlamentar destacou que a comissão vai começar suas atividades ouvindo representantes de ministérios, como o da Fazenda e o da Previdência Social.

A medida provisória precisa ser votada até o fim de agosto. Os textos aprovados pelas comissões seguem para votação, primeiro no Plenário da Câmara e depois no do Senado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES