Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Mesmo com retorno da Coronavac, Congresso quer saber sobre suspensão

Por blog Direto de Brasília

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso

A Comissão Mista da Covid-19 no Congresso Nacional aprovou um requerimento para que o diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antônio Barra Torres, preste esclarecimentos na próxima sexta-feira (13), em sessão remota, sobre a interrupção dos estudos da Coronavac. Mesmo após a Agência voltar atrás e permitir a continuidade dos testes, os parlamentares, querem saber se há interferência política no comando. O diretor do instituto Butantan, Dimas Covas, também será chamado.

Na Câmara, os deputados Alessandro Molom (PSB-RJ), e José Guimarães (PT-CE) protocolaram requerimentos a fim de ter as mesmas explicações, mas com a presença do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. 

O Supremo Tribunal Federal (STF) também quer explicações sobre a suspensão da vacina, além de informações gerais sobre os critério dos estudos e quais estão em andamento no país neste momento. O relator do caso, ministro Ricardo Lewandowski, deu 48 horas de prazo.

A Anvisa emitiu nesta quarta-feira (11) uma nota autorizando o retorno dos testes da Coronavac, vacina contra a Covid-19, desenvolvida pelo Instituto Butatan no Brasil em parceria com o laboratório chinês Sinovac. Isso depois de dois dias de suspensão motivado por um possível efeito adverso da vacina em um voluntário. Mas após comprovação de que a morte do voluntário não tinha relação com a Coronavac, a agência, visando o princípio da transparência, segundo a nota, autorizou a continuidade do estudo clínico da vacina que está na fase três de testes.    



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES