Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Ministério da Saúde confirma início das entregas dos “kits intubação”

Por blog Direto de Brasília

| Lincon Zarbietti/ AGIF
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso

O Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde (MS), informou na manhã desta quarta-feira (24) que negociou mais de 2,8 milhões de unidades de medicamentos que compõem o “kit intubação”, utilizado no tratamento de pacientes da Covid-19 em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), e que em menos 72 horas estarão nos hospitais e unidades de saúde. Mais de 18 estados já estavam com o estoque de sedativos, analgésicos e bloqueadores neuromusculares próximo ao fim.  Na segunda e ontem, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)  se reuniu com o representantes do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (CONASS), orgão que havia feito o alerta, e laboratórios farmacêuticos.

Ainda de acordo com o governo, os medicamentos começaram a ser distribuídos para todo o Brasil, em parceria com três empresas fabricantes. O cronograma foi feito com base no monitoramento realizado em estados e municípios, em parceria com Conass, Conasems e Anvisa. 

DISTRIBUIÇÃO DOS MEDICAMENTOS

A empresa Cristália se comprometeu a fornecer 1,26 milhão de unidades dos medicamentos - as entregas já começaram nesta terça e devem continuar ao longo dos próximos sete dias. A empresa Eurofarma entregará 212 mil ampolas, a partir de hoje. A empresa União Química também enviará, até 30 de março, 1,4 milhão de unidades de medicamentos. A logística híbrida, com a integração pública e privada, permitirá que os medicamentos estejam nos estabelecimentos de saúde em menos de 72 horas.

Os dados de consumo médio mensal recebidos do Conass e Conasems são enviados para as indústrias com intuito de equalizar os estoques.  As informações de produção e localização dos distribuidores são enviadas semanalmente às secretarias estaduais de saúde para facilitar a aquisição dos medicamentos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES