Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Após denúncia, Ministro da Educação é chamado ao Senado na próxima quinta

Comissão de Educação no Senado aprovou o requerimento de Milton Ribeiro, os pastores e mais 5 prefeitos do MA hoje

| Sergio Lima/ Poder 360
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso

A Comissão de Educação e Cultura do Senado aprovou nesta quinta-feira (24) os requerimentos de convite de autoria do senador Jean Paul e Randolfe Rodrigues, para que o ministro da educação Milton Ribeiro esclareça as denúncias da pasta daqui a uma semana, no dia 31 de março. 

Em áudio divulgado pela imprensa, o ministro afirmou priorizar os amigos do “pastor Gilmar” no repasse de verbas aos municípios, a pedido do presidente Jair Bolsonaro (PL).

O senador Marcelo Castro (MDB-PI), que preside a comissão, assim que abriu a sessão, comunicou que além da ligação de Milton Ribeiro, recebeu um ofício do Ministério da Educação às 04h20 da madrugada, no qual o chefe da pasta se coloca à disposição para ir ao Senado.

O parlamentar declarou ontem que vê tráfico de influência explícito no caso. Hoje, ao blog, ele reafirmou: "Se isso daí não for tráfico de influência? O pastor Gilmar não é do Ministério da Educação, não é autoridade em educação, não tem nada a ver com Educação brasileira, é apenas um pastor evangélico, essa pessoa é quem vai indicar para onde vão os recursos? Com qual interesse, finalidade, objetivo? Então isso daí é caracterizado no Código Penal como Tráfico de Influência".

Além do ministro, outros requerimentos de comparecimento foram aprovados; os de Márcio Lopes da Ponte, presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE); e os pastores acusados de negociar as verbas da Educação em troca de ouro, dinheiro e favorecimento para construção de igrejas: Gilmar Silva dos Santos, presidente da Convenção Nacional de Igrejas e Ministros das Assembleias de Deus no Brasil e Arilton Moura, assessor de Assuntos Políticos da Convenção Nacional de Igrejas e Ministros das Assembleias de Deus no Brasil.

Cinco prefeitos do Maranhão que teriam recebido as propostas dos pastores também foram convidados. São eles: prefeito de Rosário, Calvet Filho; prefeito de Anajatuba, Helder Aragão; de Centro Novo, Junior Garimpeiro; e prefeita de Bom Lugar, Marlene Miranda.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES