Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Ministro Fábio Faria anuncia 5G em Teresina e mais seis capitais neste mês

Em um vídeo, chefe das Comunicações faz o anúncio citando nominalmente o ministro da Casa Civil

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, anunciou nesta quarta-feira (14), a implantação da tecnologia de internet 5G em Teresina no dia 19 de setembro. Além da capital piauiense, também receberão o sinal neste mesmo dia, São Luís, Maceió e Campo Grande, Aracaju, Boa Vista e Cuiabá. 

Em um vídeo, Faria faz o anúncio citando diretamente o ministro da Casa Civil Ciro Nogueira, que é do Piauí. "Fala meu amigo, irmão Ciro Nogueira. Tenho uma grande notícia para você. O 5G que tanto você me pede chegará ao Piauí no dia 19". 

De acordo com o ministro, daqui a cinco dias todas as antenas estarão instaladas, que informou também que até o fim do ano a tecnologia chegará a todas as capitais.

O 5G já está operacional em Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB), Porto Alegre (RS), São Paulo (SP), Curitiba (PR), Goiânia (GO) e Salvador (BA).

Ministro anunciou 5G em Teresina - Foto: Divulgação

Cronograma

Inicialmente, todas as capitais deveriam ter o 5G puro funcionando até 31 de julho. Entretanto, esse prazo foi prorrogado duas vezes pela Anatel, devido ao cronograma de entrega dos equipamentos que precisam ser instalados para evitar que o 5G cause interferência em serviços profissionais de satélite. Esses equipamentos são importados, em geral da China.

Agora, o 5G precisa ser ativado comercialmente nas cinco capitais que ainda não contam com a tecnologia até 27 de novembro. A tendência, contudo, é que a ativação seja feita antes, à medida que as operadoras concluem os trabalhos de instalação de antenas e filtros.

Ativação do sinal

Por serem as vencedoras dos lotes nacionais da faixa de 3,5GHz do leilão do 5G, as operadoras Claro, TIM e Vivo são as que podem oferecer o serviço aos clientes. Para a Anatel dar a autorização, é necessário que a Siga Antenado, entidade criada pelas três operadoras, realize:

  • instalação de antenas na quantidade mínima exigida pelo edital do 5G;
  • instalação de filtros para evitar interferências em serviços profissionais de satélite;
  • inicie distribuição de kits de recepção do novo sinal das TVs parabólicas à população de baixa renda inscrita no Cadastro Único do governo federal.

É só após a conclusão bem-sucedida desses três passos que a agência dá o sinal positivo para ativação do 5G.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES