Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Ministro Wellington Dias anuncia Lula ao Piauí e critica obras paradas

Em entrevista exclusiva, o ministro também falou sobre indício de responsabilidade do governo Bolsonaro na crise de Saúde e Humanitária dos Yanomamis

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso

O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias (PT), informou em entrevista ao blog que o presidente Lula vai ao Piauí nos próximos meses, provavelmente em março, depois de ter lançado o novo Bolsa Família. Dias confirmou o início do pagamento dos R$ 150,00 para as crianças de até 6 anos em março.

 “Eu acho que é o momento de grandes oportunidades para o Piauí, não apenas no MDS. A ida do presidente Lula [ao Piauí] não será só por conta do Bolsa Família, ele quer ir para retomar obras, para tratar de ações estratégicas nos estados. Vai ser um momento importante para o Brasil e para o Piauí. Ele vai ao Piauí, tem um carinho especial como lembrou no dia da posse, a maior votação dada a ele no Brasil e claro, ele sabe que ainda temos muitos passos a dar e vamos precisar do governo nacional”, declarou.

Dias frisou o problema de obras anunciadas no estado, principalmente via Ministério da Educação, que na verdade não tinham nem 30% dos recursos destinados para as mesmas. O MEC foi a pasta no governo Bolsonaro na qual passaram cinco ministros e o penúltimo, o pastor Milton Ribeiro, acusado de participar de um esquema de corrupção no MEC envolvendo pastores evangélicos.

VIAGENS DE LULA 

Lula já externou querer viajar muito por todo o país e mundo para reconstruir laços. A primeira viagem para outro estado no Brasil está marcada para o dia 14 de fevereiro na Bahia, onde ele inaugura um conjunto habitacional do Minha Casa Minha Vida. No mesmo mês, Lula também vai aos EUA.

WELLINGTON DIAS FALA EM FORTES INDÍCIOS DE CORRUPÇÃO EM TERRITÓRIO YANOMAMI E APONTA PARA GOVERNO BOLSONARO

"Aprendi a não pré-julgar, mas há fortes indícios [responsabilidade do governo Bolsonaro na crise dos yanomamis]. A parte da água, por exemplo, contaminada. A a situação em relação a toda a desassistência foi programada?", destacou.

A crise sanitária e humanitária dos Yanomamis, em Roraima, é uma das maiores preocupações do governo Lula. O ministro pediu um mapeamento sobre a falta de distribuição de cestas básicas aos indígenas em todo o território brasileiro. Até agora, já foi constatado que desde 2021 Paraná e Santa Catarina não estavam recebendo.

WELLINGTON DIAS SAI DO MINISTÉRIO PARA TOMAR POSSE NO SENADO E VAI PARTICIPAR DAS NEGOCIAÇÕES PARA ELEGER PACHECO

De saída da Esplanada dos Ministérios por uma semana, Wellington Dias toma posse no Senado, Casa Legislativa por onde foi eleito no último pleito, e defende Rodrigo Pacheco (PSD) na presidência do Senado, derrotando o ex-ministro de Bolsonaro, Rogério Marinho, do PL, que detém a maior bancada no Senado.

Dias também comenta sobre sua sucessora, Jussara Lima (PSD-PI), que está de malas prontas para o PT, mas primeiro toma posse pelo PSD. 

MINISTRO DEFENDE QUE ACORDO PARA ELEIÇÃO DA ALEPI SEJA CUMPRIDO: “ALTERNÂNCIA DE PODER”

Dias teve um encontro no fim de semana com parlamentares da base, para defender um consenso para a eleição da Alepi, que até então era dúvida. 

O conselho é deixar como estava acordado, Franzé Silva (PT) como presidente do primeiro biênio e Severo Eulálio (MDB) no segundo.

De acordo com ele, até a oposição foi contemplada.

WELLINGTON DIAS DEFENDE PARCERIA ADMINISTRATIVA COM DR PESSOA, MAS POLÍTICA… SÓ EM 2024 É QUE VAI DECIDIR

Apesar da base do governo, através dos vereadores aliados, estar próxima ao prefeito de Teresina, o ministro evita falar em apoio para as eleições de 2024, quando Dr Pessoa irá concorrer à reeleição. Há quem diga nos bastidores que essa é uma estratégia arriscada, isso porque o PT quer lançar um nome para a disputa ao Palácio da Cidade.

“Nas eleições o nosso candidato foi o deputado Fábio Novo. No segundo turno, nós tivemos ali um esforço para um entendimento e se declarou apoio ao Dr. Pessoa que foi eleito. Essa base, esses vereadores tem participação no governo municipal, tem defendido os bons projetos que chegam na Câmara Municipal e também da parte do governo estadual vamos trabalhar com o presidente Lula por Teresina. Eu quero também como ministro estar lá trabalhando na área da assistência social, mas ainda estamos começando o ano de 2023. A minha opinião é 2024, tratar em 2024”, defendeu o líder que vê a parceria administrativa referente aos últimos apoios nas eleições de 2020 e 2022.

Wellington Dias e Dr Pessoa têm um encontro pré-agendado nas próximas semanas em Brasília. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES