Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Novo secretário de Saúde do governo Rafael Fonteles receberá missão. Lista!

A dois dias do resultado do segundo turno, governador eleito faz reuniões e deixam rumos pré-definidos

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso

O governador eleito pelo Piauí ainda não bateu martelo sobre o secretariado, isso porque o foco é eleger Lula no segundo turno. Mas as conversas projetam nomes em pastas importantes. Como o blog havia antecipado na primeira lista do secretariado, poderia ter uma "dança das cadeiras", mas os nomes de confiança de Rafael são os mesmos. Ele não quer abrir mão de indicações diretas a sete pastas e a Saúde é uma delas, que vai merecer atenção especial inclusive com um secretário provisório. 

NOVIDADE NA SAÚDE

Apesar do estudo de nomes técnicos para a Saúde, como o do Leonardo Martins, Rafael Fonteles quer um secretário com experiência na gestão pública, como é o caso Luiz Antônio Santos, que já foi até anunciado como  secretário da Fazenda, o único convidado oficialmente até agora, mas pode sim ir para Saúde. Isso por causa da experiência exitosa de Santos na pasta durante a pandemia da Covid, em 2021, quando foi necessário um trabalho de auditoria no orgão. 

DEPUTADOS ESTADUAIS A ESPERA DE INDICAÇÕES

Há um conseso de que Rafael não irá chamar nenhum deputado federal eleito para um cargo do primeiro escalão, mas os estaduais estão a postos para fazer as indicações.

O critério é o seguinte, os mais votados irão indicar secretários para três pastas importantes da Infraestrutura, e os outros vão ficar com secretarias menores.

TRANSIÇÃO

A expectativa é que a transição seja feita de forma tranquila, uma vez que já é um governo do PT, e com a coordenação dos mesmo dos coordenadores de campanha.

PASTAS COM INDICAÇÕES DIRETAS

É certo que Rafael Fonteles não vai abrir mão de indicações pessoais da Saúde, Segurança, Educação, Governo, Fazenda, Administração e Planejamento. O critério é bom currículo e ter experiência na administração pública. 

LISTA DOS HOMENS E MULHERES DO SECRETARIADO DE RAFAEL FONTELES



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES