Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Omar Aziz ganha apoio até de senador governista para presidir CPI

Por acordo, grupo de parlamentares escolheram o nome de Aziz para presidir a comissão e indicar Renan Calheiros como relator

| Foto: Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso

A reunião de instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid deve ocorrer nesta quinta-feira (22) ou na próxima terça (27), quando o presidente, vice e o relator serão escolhidos. Como o blog adiantou na última sexta (16), já há um consenso pela maior parte dos senadores de que o presidente de ver o senador Omar Aziz (PSD-AM) e o relator Renan Calheiros (MDB-AL), porém no fim de semana outros integrantes da Comissão se manifestaram contra o acordo, pois vêem com maus olhos o nome de Calheiros, uma vez que é pai do governador de Alagoas, Renan Filho. Esse foi o argumento usado por Eduardo Girão (Podemos-CE), que vai lançar sua candidatura avulsa. Acontece que no momento até os senadores da ala governista, a exemplo de Ciro Nogueira (PP-PI), já apoiam o nome de Aziz. Isso porque o governo viu que não poderia tomar o controle da CPI ou formar maioria para colocar na relatoria um nome próximo ao governo.

Assim que instalada, a comissão deve aprovar o requerimento de convocação do ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, o primeiro a passar pela pasta desde o início da pandemia no Brasil. E sobre a possível convocação do ministro da Economia, Paulo Guedes, Aziz é contra. Ele acredita que esse ato politizaria a CPI, dito que esse é o temor de muitos, que a CPI seja usada como palanque político às vésperas da eleição.

O autor do pedido da CPI, Randolfe Rodrigues (REDE-AP) acredita que seja melhor começar com médicos e especialistas em saúde levando os seguintes questionamentos:

- Se tivesse começado a vacinação em dezembro, qual efeito teria?

- Se o Ministério da Saúde tivesse feito uma campanha nacional para o uso de máscaras, teria ajudado?

- Qual o impacto da cloroquina no tratamento precoce?

Para que assim a partir da investigação eles cheguem à conclusão sobre qual a responsabilidade teve o governo federal pelo agravamento da crise.

A CPI também quer ouvir fabricantes de vacina, especialmente da Pfizer, que ofereceu 70 milhões de doses ao Brasil ainda no ano passado, mas não teve resposta.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES