Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

“Omissão de Bolsonaro levou Yanomamis ao adoecimento”, diz Wellington Dias

O ministro afirmou que todas as omissões serão investigadas e, se convidado, irá depor a organismos nacionais e internacionais

Avalie a matéria:
| Ricardo Stuckert
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Velso

O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, disse hoje ao blog que o governo Bolsonaro foi responsável pelo adoecimento da população Yanomami. Havia, de acordo com Dias, um projeto de desassistência em curso, anuência de garimpos ilegais, e um projeto de adoecimento da população, flagrantemente notado pelo cenário atual. Ele está disposto a depor em tribunais e organismos internacionais contra o ex-presidente.

“Um jovem de 16 anos morrendo de destruição?”, não tem outro nome: é abandono. “Como se justifica isso?”, questiona.

O ministro afirmou que todas as omissões serão investigadas e, se convidado, irá depor a organismos nacionais e internacionais sobre a situação que encontrou o povo Yanomami., “Ao mesmo tempo em que se busca os responsáveis, a nossa agenda é de reconstrução”, avaliou.

No último sábado, quando esteve na capital Boa Vista com o presidente Lula e mais 8 ministros,  Wellington Dias declarou que o descaso do governo Bolsonaro matou de fome e pelo garimpo ilegal os indígenas. Segundo o ministro, o cime é de genocídio.

"FOI O DESCASO DO GOVERNO BOLSONARO QUE MATOU O POVO YANOMAMI" 

"Mortes de fome, de muitos indígenas no país que é o quarto maior produtor de alimentos do mundo, isto é uma vergonha e, pelos depoimentos, um crime grave (...) Genocídio, agravado de ser dentro de um Território Yanomami, de proteção e responsabilidade  federal, pois o poder central permitiu garimpo ilegal, mercúrio contaminando as águas e domínio de áreas de proteção federal com presença também de pessoas do crime organizado! O presidente Lula foi claro: ‘não vou permitir garimpo ilegal (...) Foi a indiferença e descaso do governo Bolsonaro quem matou o povo Yanomami", ressaltou.

CRISE SANITÁRIA DOS YANOMAMIS

47 crianças estão internadas em Boa Vista, capital de Roraima. 570 indígenas Yanomamis morreram nos últimos quatro anos por fome, desnutrição e malária. A principal suspeita é o avanço do garimpo ilegal na região, que contaminou a água com mercúrio.

O presidente Lula visitou a região no último sábado (21) com 9 ministros e decretou situação de emergência sanitária equiparada a uma epidemia.

O ministro da Justiça Flávio Dino determinou abertura de investigação pela Polícia Federal para apurar o caso e responsabilizar os culpados.

A Força Nacional do SUS foi enviada ao local, assim como cerca de 5 mil cestas básicas foram enviadas às comunidades isoladas pelo Ministério do Desenvolvimento Social.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES