Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Operação PF: Rejane Dias diz que está tranquila e a disposição

Por Blog Direto de Brasília

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso

A Polícia Federal realiza nesta segunda-feira (27) uma operação como desdobramento da investigação que começou em 2018 e apura os crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro e fraudes em licitações, na secretaria de estado da Educação do Piauí (Seduc).

A polícia suspeita do desvio de pelo menos R$ 50 milhões do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica), dinheiro usado para o transporte escolar. A acusação é de superfaturamento com as empresas que prestariam o serviço do transporte escolar. 

PF faz buscas na Seduc na terceira fase da Operação Topique - Foto: Divulgação

A PF faz buscas na casa do governador Wellington Dias (PT), na Seduc, no gabinete da primeira dama do Piauí, a deputada federal Rejane Dias (PT), que era a secretária da Educação, e na casa do irmão da deputada.

De 4 a 5 agentes da PF estiveram no anexo IV da Câmara dos Deputados, em Brasília, onde fica o gabinete da deputada,  por cerca de 30 minutos, eles deixaram o local antes das 09 horas. A autorização para o cumprimento do mandado no gabinete da deputada foi dada pela ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal, por entender que o processo é anterior ao mandato.

A 3ª fase da Operação Topique, realizada em conjunto com a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Ministério Público Federal (MPF), cumpre 12 mandados de busca e apreensão em Teresina (PI) e em Brasília (DF). As ordens foram expedidas pela Justiça Federal no Piauí.

PF deflagra terceira fase de operação que apura desvios na Seduc do Piauí - Foto: Divulgação

A deputada federal Rejane Dias disse em nota que "recebe com tranquilidade os desdobramentos da referida Operação, e afirma que, como desde o início, permanece à disposição para esclarecimentos a todas essas alegações".

E fala sobre o período que esteve como secretária da Seduc, "Durante seu exercício à frente da Secretaria de Educação, a parlamentar sempre se portou em observância às Leis, tendo em vista a melhoria dos índices educacionais e a ampliação do acesso à educação dos piauienses".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES