Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Piauí não receberá indenização pela Cepisa, mas terá 1ª usina térmica a gás

Após votação na Câmara, o senador Ciro Nogueira revelou ao blog com exclusividade a inclusão no texto da usina a gás no Piauí

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso

A Medida Provisória da privatização da Eletrobras aprovada na Câmara afeta o Piauí em dois aspectos, a indenização ao governo do estado pela federalização e venda da Cepisa (Companhia Energética do Piauí) foi barrada pelo governo durante a votação, mas no texto há a obrigação da construção da primeira usina térmica a gás no Piauí, o que pode gerar mais de 15 mil empregos. 

O senador Ciro Nogueira (PP-PI) foi quem intermediou a negociação com o relator que incluiu o ponto específico no texto, o que não foi percebido por outros estados.

"Procuramos uma forma de tentar ajudar o Estado Piauí, no que diz respeito a essa privatização. Procurei o relator, deputado Elmar, e fiz um apelo que o Piauí é o único estado do Nordeste que não tem gás ainda canalizado (...) Inserimos uma emenda que só beneficia estados onde não tem gás natural para receber esse investimento. Isso só beneficia o Piauí". 

A previsão é que seja construído um gasoduto de quatrocentos km até o Piauí, seria a terceira maior térmica do país, em um investimento de R$ 3,5 bilhões.

Questionado sobre quem irá pagar a conta da construção da usina, Ciro Nogueira afirmou que Governo Federal irá subsidiar e o setor privado vai fazer o investimento, "é o maior [investimento] na história do estado".

De acordo com o senador, com a privatização da Eletrobras não terá aumento na conta de energia. "Nós já colocamos como emendas obrigatórias para evitar qualquer tipo de acréscimo, que vai acontecer é que nós vamos obrigar o setor privado a investir no que diz respeito ao gás, fundamental para atrair as indústrias para o nosso estado. O Piauí é o estado único que não tem o gás natural canalizado, nós temos que fazer um gasoldulto até o nosso estado".

VOTAÇÃO DA MP DA ELETROBRAS NA CÂMARA DEIXA DE FORA A INDENIZAÇÃO PELA VENDA DA CEPISA

Um dia antes de vencer, com 258 votos a favor, 136 contra e 5 abstenções, a Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira (21) em sessão extraordinária a capitalização da Eletrobras, o que representa a primeira grande privatização do governo, como defendia o governo na figura do ministro da Economia, Paulo Guedes. Das 28 emendas do Senado, o relator, deputado Elmar Nascimento (DEM-BA), orientou a aprovação de 21. Dentre os pontos retirados, o trecho que obrigaria o pagamento de R$ 260,4 milhões, a título de indenização ao Piauí, pela venda da Cepisa e o que liberava os consumidores para escolherem a própria geradora de energia, estimulando o mercado livre e concorrência, a partir de 1º de julho de 2026. Agora, o projeto precisa ser sancionado pelo presidente Bolsonaro. 

VEJA COMO OS DEPUTADOS DO PIAUÍ VOTARAM



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES