Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Polícia Federal abre inquérito para apurar genocídio contra Yanomamis

Outros crimes ambientais e omissão serão investigados

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso

A Polícia Federal informou que instaurou nesta quarta-feira (25) inquérito policial, por determinação do Ministério da Justiça, para apurar os crimes de genocídio, omissão de socorro, crimes ambientais, além de outros crimes conexos em terras indígenas Yanomami. A investigação tramita na Superintendência Regional da PF em Roraima e segue sob sigilo.

570 MORTES EM QUATRO ANOS E PEDIDOS DE SOCORRO IGNORADOS

47 crianças estão internadas em Boa Vista, capital de Roraima. 570 indígenas Yanomamis morreram nos últimos quatro anos por fome, desnutrição e malária. A principal suspeita é o avanço do garimpo ilegal na região, que contaminou a água com mercúrio.

O presidente Lula visitou a região no último sábado (21) com 9 ministros e decretou situação de emergência sanitária equiparada a uma epidemia.

O ministro da Justiça Flávio Dino determinou abertura de investigação pela Polícia Federal para apurar o caso e responsabilizar os culpados.

A Força Nacional do SUS foi enviada ao local, assim como cerca de 5 mil cestas básicas foram enviadas às comunidades isoladas pelo Ministério do Desenvolvimento Social.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES