Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Por 4 X 1, 2ª turma do STF decide julgar suspeição de Moro; ao vivo

Após decisão de Gilmar Mendes de colocar o caso em julgamento hoje, presidente Lula desiste de se pronunciar e deixa para amanhã

| Fellipe Sampaio /SCO/STF
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso

Em menos de 24 horas da decisão de Fachin de anular as condenações de Lula na Lava-Jato, o ministro Gilmar Mendes, presidente da 2ª turma do Supremo Tribunal Federal (STF), colocou na votação desta terça-feira (09) a suspeição do ex-juiz federal Sergio Moro. Fachin ainda tentou adiar a votação e fez pedido ao presidente da corte, Luiz Fux, para que o caso fosse levado ao plenário, mas Fux decidiu não se manifestar e espera o resultado da análise da turma, que incialmente votou se o tema iria a julgamento de fato hoje. Por 4x1, os ministros Gilmar Mendes, Nunes Marques, Carmen Lúcia e Ricardo Lewandovski contra Edson Fachin decidiram julgar a suspeição de Moro. 

O caso estava parado há dois anos, pois Gilmar Mendes havia pedido vista, isto é, mais tempo para estudar o processo. Quando a votação parou o placar estava em 2 x 0 para a imparcialidade de Moro. Esses foram os votos do relator Fachin e Carmen Lúcia. Hoje, a tendência é dos ministros reconhecerem a parcialidade do ex-juiz e com isso boa parte das condenações da Lava-Jato estariam comprometidas. 

Logo no início da sessão desta terça, Gilmar Mendes relembrou que a turma por maioria no dia 04 de dezembro de 2018 decidiu que o tema deveria ser julgado pelo colegiado e não em plenário, quando todos os 11 ministros estiverem presentes. Mesmo assim, Fachin pediu novamente o adiamento da votação, o que não foi acatado pela maioria.

Assista ao vivo:

16h35 Gilmar Mendes votou a favor da suspeição de Moro. O ministro alegou que os interesses pessoais e políticos se sobressaíram na causa e ainda pede que o ex-juiz arque com as despesas processuais.

O ministro que colocou a Lava-Jato como o maior escândalo judicial da história ainda argumentou que a Força-Tarefa agia como em grupos totalitários do Sistema Soviético e que Moro "pulava o balcão" para deslegitimar o PT, principalmente Lula. Para Mendes, houve uma "absoluta contaminação da sentença".

Já era esperado esse posicionamento do ministro que há muito tempo criticava a forma como a operação estava sendo conduzida.

17h14 Nunes Marques pede vista, ou seja, mais tempo para analisar o assunto, uma vez que ele ainda não tinha estudado o caso, e o julgamento foi adiado.

18h05 Lewandovski vota a favor da supeição de Moro. Ele ressalta que em nenhum momento Moro desmentiu as mensagens trocadas entre ele e os procuradores da Lava-Jato sobre as estratégias usadas.

Placar: 2 x 2

PRONUNCIAMENTO LULA ADIADO PARA AMANHÃ (10)

Após Gilmar Mendes decidir pautar a suspeição de Moro para hoje, Lula remarca coletiva para quarta-feira.

A entrevista do ex-presidente Lula foi remarcada para amanhã (9), em razão do julgamento da suspeição do ex-juiz Sérgio Moro na 2a turma do STF, pautado para ocorrer no mesmo horário em que estava prevista a entrevista.

A coletiva do ex-presidente será realizada nesta quarta-feira, a partir das 11h



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES