Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Presidente da Comissão de Orçamento de olho no “poder” de Marcelo Castro

O senador do Piauí, Marcelo Castro, é o relator do orçamento e falou em entrevista ao blog que é uma hipótese e é preciso encontrar um entendimento

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso

Além da proposta de querer colocar as emendas do orçamento secreto, como ficaram conhecidas as emendas de relator (RP 9), como impositivas, ou seja, o governo é obrigado a liberar o pagamento, o relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), o senador Marcos do Val (Podemos-ES) quer também aumentar as funções do presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO).

Já está na LDO a proposta para o presidente da CMO também poder dizer para onde vai o dinheiro público. Tem parlamentar no Congresso se queixando desse possível acúmulo de funções por Celso Sabino (União-PA), indicado por Arthur Lira (PP), presidente da Câmara.

Em entrevista exclusiva ao blog, o relator do orçamento, o senador Marcelo Castro (MDB-PI), disse que é preciso um entendimento.

"Precisamos ouvir os presidentes da Câmara e do Senado e encontrar um entendimento. Para mim, quanto mais pessoas pudessem assinar, melhor, porque eu não ficaria exposto para eu sozinho estar assumindo a responsabilidade. Houve até uma sugestão que o relator assinaria as indicações depois de ouvir o presidente da Câmara e o presidente do Senado", disparou Castro.

Fontes do Senado relatam desapontamento de Marcelo Castro. Tudo começou com a mudança na indicação das emendas de relator. Como o próprio nome diz, seria ele, o relator do orçamento, o único responsável por indicar as verbas calculadas no próximo ano em cerca de R$ 19 bilhões. Mas Arthur Lira visando maior controle do dinheiro e consequentemente poder entre os parlamentares, até por uma possível mudança de presidente da República, quer incluir o presidente da CMO como o segundo responsável pela destinação do montante bilionário.

MARCELO CASTRO É CONTRA TORNAR AS EMENDAS DO ORÇAMENTO SECRETO IMPOSITIVAS

Sobre esse ponto, Castro é mais enfático. "Sou contra. Não vejo necessidade de se fazer as emendas RP-9, as de relator, impositivas". 

VEJA O QUE MARCELO CASTRO DIZ SOBRE AS EMENDAS IMPOSITIVAS E A DIVISÃO DE FUNÇÕES COM O PRESIDENTE DA CMO:



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES