Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Presidente do Senado devolve a Bolsonaro a MP dos reitores

A medida provisória permitia ministro da educação escolher reitores das universidades federais

Avalie a matéria:
| Senado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM), devolveu nesta sexta-feira (12) a Medida Provisória (MP) 979, assinada pelo presidente Jair Bolsonaro, que dava o poder ao ministro da Educação para escolher reitores das universidades federais do país durante a pandemia sem que eles passassem por consulta de alunos e professores. Alcolumbre considerou a medida inconstitucional por violar a autonomia e a gestão democrática nas Universidades.


Com a decisão, a MP perde a validade e agora o que o governo pode fazer é enviar um projeto de lei ao Legislativo.

A Comissão Externa da Câmara que acompanha o Ministério da Educação (MEC) tinha se pronunciado ontem defendendo que o Congresso recusasse a analisar o tema e devolvesse a MP ao governo.


Os partidos políticos PSB, PDT, PT, PSOL, PCdoB, Rede, Cidadania e Partido Verde já haviam pedido ao Supremo Tribunal Federal (STF) a suspensão do ato. Eles argumentaram que a MP mostra a intenção do governo de intervir na autonomia das instituições, ferindo o princípio da gestão democrática do ensino público.

Em nota, o MEC, disse que a medida é constitucional e não fere a autonomia das universidades.

O objetivo da medida era suspender as eleições para os cargos de reitores e vice-reitores que ficarem vagos durante a pandemia, seguindo critérios técnicos, como a exigência do título de doutor, mas sem consultar os que seriam diretamente atingidos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES