Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Prisão e multa para quem furar fila da vacina contra Covid-19

Por blog Direto de Brasília

| João Viana/ Prefeitura Manaus
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (11), o Projeto de Lei 25/2021 que torna crime e pune com prisão de 1 a 3 anos e multa para quem violar a ordem de prioridade da vacinação contra Covid-19, estabelecida no Plano Nacional de Imunização. A  proposta também torna qualificado o delito de peculato de apropriação, desvio ou subtração de bem ou insumo médico, terapêutico, sanitário, vacinal ou de imunização, público ou particular.

A relatora do Projeto de Lei, a deputada federal Margarete Coelho (PP-PI), destacou que “as condutas daqueles que, de alguma forma, burlam ou afrontam a operacionalização do plano de imunização devem ser duramente repreendidas”. Desde o início da vacinação, órgãos do judiciário têm recebido e investigado denúncias sobre favorecimento a pessoas que não estão nos grupos prioritários, ocorridas em mais de 10 estados. “Com a aprovação do Projeto na Câmara, que agora segue para avaliação do Senado, espera-se inibir ações dessa natureza e punir as concretizadas”, explica.    

Segundo o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, grupos de maior risco de morte, a como os idosos com mais de 60 anos, devem ser priorizados. Também tem preferência, nesta primeira fase, os profissionais de saúde que estão na linha de frente de combate à doença. 

Até quarta-feira, dia 10, o número de pessoas vacinadas no Brasil atingiu 4.321.678, sendo 51.067 no Piauí. “Estamos todos ansiosos, mas a prioridade existe para ser seguida. O poder público está empenhado em obter mais vacinas para toda a população e temos que ter a humanidade de esperar a nossa vez, comemorando pela proteção dos grupos mais vulneráveis”, destaca Margarete Coelho.  Confira a íntegra do Projeto de Lei 25/2021. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES