Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

PSD X PT: no Senado, partidos duelam por Jussara Lima, suplente de W.Dias

A futura senadora iria tomar posse nesta quinta-feira (02) com as outras senadoras nordestinas, mas os interesses partidários adiaram a cerimônia

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso

A suplente de Wellington Dias (PT-PI) no Senado, Jussara Lima (PSD-PI), está em uma "sinuca de bico". PT e PSD duelam pela vaga no Senado. Isso porque quanto maior a bancada do partido, maior o poder de negociação por espaços.

O acordo entre Dias e Jussara é que após a posse, a nova senadora deve se filiar ao PT (9 senadores), para que o mesmo não perca a vaga e consiga fazer frente ao PL de Bolsonaro (13 senadores). Mas sabendo disso, Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD, quer sentar para conversar com a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann.

Certo é que Jussará irá assumir de um jeito ou de outro. O máximo que pode acontecer é Kassab conseguir negociar mais um espaço no governo Lula.

Wellington Dias, além de senador, é ministro e de uma grande pasta, a responsável pelo Novo Bolsa Família.

Dias se licenciou do cargo no governo federal para tomar posse no Senado, onde foi eleito com mais de 900 mil votos pelo Piauí. Como o blog adiantou, ele ficaria no Senado até hoje (03), para resolver questões de interesses do partido, como a eleição do presidente Rodrigo Pacheco (PSD-MG), como aconteceu, e as posições do PT na Mesa Diretora no Senado e nas comissões.

Jussara Lima vai assumir um cargo no Legislativo pela primeira vez, mas já ocupou cargo público, quando eleita vice-prefeita no município de Fronteiras, sul do Piauí.

Como o blog havia adiantado, a expectativa da nova senadora era tomar posse ao lado das outras duas parlamentares mulheres que chegaram ao Senado na mesma condição. Ana Paula Lobato (PSB-MA) e Augusta Brito (PT-CE) tomaram posse ontem (02). Elas são as respectivas suplentes dos senadores Flávio Dino (PSB-MA) e Camilo Santana (PT-CE), também ministros do governo Lula em grandes ministérios (Justiça e Educação).  A diferença é que essas suplentes são do mesmo partido que os titulares.  

Posse das senadoras Ana Paula Lobato (PSB-MA) e Teresa Brito (PT-CE) 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES