Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Rafael Fonteles e Elmano Freitas “pressionam” pela Transnordestina até 2027

A expectativa do governador do Piauí é que a primeira fase seja inaugurada até 2026, mas para isso governo precisa liberar recursos. O estado de PE foi “excluído”

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso

O governador Rafael Fonteles se reuniu na manhã desta quarta-feira (1º), em Brasília, com as bancadas federais do Piauí e do Ceará para mobilizar os parlamentares e consequentemente "pressionar" o governo federal para liberar recursos na tentativa de concluir a obra da Ferrovia Transnordestina. São necessários mais de R$ 6 bilhões para a conclusão da ferrovia, só no estado mais de R$ 1 bilhão. O terceiro estado que faz parte do projeto ficou de fora do encontro: Pernambuco (entenda abaixo).

No Piauí, a Transnordestina ligará o município de Eliseu Martins aos Portos de Pecém, no Ceará, e de Suape, em Pernambuco, com extensão total de 1.753 km. 

"Estou aqui para exatamente sensibilizar toda a bancada do Piauí e Ceará da importância da gente acelerar essa obra, que está muito próxima de ser concluída, claro que precisa dos financiamentos adequados para que a empresa que está com a obra consiga concluir ainda neste mandato", explicou Fonteles. 

A intenção do governador é fazer com que os parlamentares possam dialogar com os órgãos de financiamento para a liberação das parcelas acordadas dentro da operação de crédito.

A Transnordestina deve ser útil no Piauí, para o escoamento da produção do agronegócio e minério de ferro no sudeste do Piauí.

Segundo o chefe do executivo, se o cronograma da empresa encarregada da execução da obra for seguido, a primeira fase do trecho deve ser entregue até 2026, ainda no seu mandato como governador. 

Ainda durante a tarde Rafael participou de uma nova reunião no Ministério dos Transportes para aprofundar o tema.

FALTA DE ACORDO ENTRE OS ESTADOS

No início de fevereiro, os governadores do Piauí, Rafael Fonteles (PT), do Ceará, Elmano de Freitas (PT) e de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB) se reuniram com o ministro da Integração Nacional, Waldez Góes, com o objetivo de destravar um dos ramais da ferrovia, o que vai do sertão piauiense ao Porto do Pecém (CE), mas Lyra discordou dos termos. Ela tem como finalidade dar andamento ao ramal que chega ao Porto de Suape (PE).

A intenção de Góes era negociar um novo aporte da União à concessionária Transnordestina Logística (TLSA), empresa responsável pela obra. A mesma que no ano passado assinou um aditivo com o governo federal para formalizar a desistência de construir o trecho em Pernambuco.

Raquel Lyra é do PSDB, a única governadora do trio que não integra a base de Lula.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES