Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Rafael Fonteles quer empenho da bancada federal para levar obras ao Piauí

O governador se reuniu com os deputados federais e senadores aliados da base. O objetivo é aprovar projetos no Plano Plurianual com o aval do governo Lula.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso

Em Brasília, o governador Rafael Fonteles apresentou aos deputados federais e senadores da base aliada as prioridades das obras de infraestrutura para o Piauí. Dentre elas, o Intermodal do Vale do Parnaíba, que enbloga hidrovia, ferrovia e rodovias, ligando o norte ao sul do estado; o porto de Luís Correia e a Trasnordestina. Os projetos serão levados ao presidente Lula. O objetivo é incluí-las no orçamento da União através do Plano Plurianual (PPA); na Lei Orçamentária da União (LOA) e no Programa de Parcerias e Investimentos (PPI). 

Segundo o governador, é possível executá-los, uma vez que há uma integração "histórica" entre os governos. "São projetos de fato estruturantes, importantes para apresentar nessa janela histórica de oportunidades, de termos o governo do estado alinhado com o governo federal, uma bancada federal forte e atuante e unida, vários ministros nordestinos, além do nosso ministro Wellington Dias que faz essa ponte".

Para isso, Fonteles espera o empenho dos parlamentares, que fizeram acenos positivos aos projetos. "Fiquei feliz de receber essas sugestões e esse apoio, que de nada adiantaria o governador pedir ao governo federal e não ter apoio da sua bancada federal", ressaltou.

"OTIMISTA E CORAJOSO"

O deputado Flávio Nogueira (PT), coordenador da bancada federal do Piauí, se referiu ao governador como otimista e corajoso. "Ficamos muito satisfeitos, a bancada participou, perguntou muito ao governador, é um governador otimista, corajoso, e todo governante tem que ter coragem e ação, e é isso que nós estamos sentindo do governo Rafael Fonteles".

"O PRESIDENTE LULA VAI ACATAR TODAS AS DEMANDAS"

Jadyel Alencar (PV) chamou atenção para os dados concretos apresentados pelo governador e acredita que Lula irá retribuir a votação do Piauí, a maior do país em termos percentuais.

"Tenho certeza que o presidente Lula vai acatar todas as demandas até porque o estado do Piauí é o mais lulista do Brasil e sempre acolheu o presidente Lula e tenho certeza que ele vai retribuir isso podendo colocar o Piauí numa posição de destaque nacional e para o mundo, porque a partir do momento que nós tivermos uma operação portuária em funcionamento o Piauí passará a ser visto".

FLORENTINO NETO INCLUI AS DEMANDAS DE PARNAÍBA

"Projetos extremamente importantes, agregando a capacidade de investimento do estado do Piauí, a capacidade de investimento da União. Nós temos que trabalhar para colocar essas obras no plano plurianual da União, no orçamento da União e também agregando a capacidade de investimento da iniciativa privada através das parcerias público privada de concessões", disse Floretino Neto ao blog.

O deputado também defendeu recursos para um projeto de drenagem das águas pluviais para Parnaíba. "Temos que resolver o problema do 'piscinão' no bairro Piauí, o acúmulo de água na igreja São Leopoldo, o escoamento na avenidade São Sebastião, no bairro de Fátima".

Segundo Floretino, o projeto custa mais de R$ 50 milhões. "Além das emendas que vou colocar, vou pedir também aos aos outros deputados".

JÚLIO CÉSAR VÊ CAPACIDADE DE INVESTIMENTO DO GOVERNO FEDERAL COMO UM PROBLEMA

"Todos os projetos são viáveis, o grande limitador é a capacidade de investimento do governo, principalmente se for a curto prazo, mas o projetos que ele [Rafael Fonteles] está apresentando não é para fazer no primeiro ano, são projetos estruturantes, que vão gerar emprego e renda, que podem ser executados dentro da capacidade de investimento que a União tem para priorizar o Piauí e o Nordeste", explicou o deputado que gosta de cálculos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES