Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Rafael Fonteles vai levar a Lula compensação do ICMS dos combustíveis

Governador chega nesta quuinta a Brasília e tem agenda com quatro ministros mais reuniões com Comsefaz e Fórum dos Governadores

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, chega a Brasília nesta quinta-feira (26), para agendas com quatros ministros do governo e no fim do dia reunião do Fórum dos Governadores do Brasil. Será a preparação para o encontro com Lula amanhã (27). Cada governador irá levar três demandas locais. Esta será a segunda reunião de Lula com os chefes dos Executivos estaduais, o primeiro foi logo após os atos criminosos do dia 8 de janeiro, quando a intenção era unir forças a favor da democracia em um gesto simbólico.

Fonteles disse que não há política pública sem dinheiro e por isso vai levar ao presidente da República a possibilidade de compensação das perdas de arrecadação do ICMS (imposto estadual) sobre os combustíveis. De acordo com ele, o Piauí perdeu mais de R$ 1 bilhão com a redução do imposto, estipulada pelas leis complementares 192 e 194, sancionadas por Bolsonaro no ano passado. 

“É um valor significativo e que traz muitos prejuízos, afinal, não existem políticas públicas que possam ser feitas sem dinheiro”, disse o governador do Piauí.

No encontro com os outros governadores, serão discutidas obras paralisadas e questões fiscais que, segundo o Fórum, têm impactado de forma negativa o orçamento dos estados.

Rafael Fonteles pontuou que serão discutidas soluções para esse abalo nas receitas dos estados e citou algumas possibilidades, como, o acordo com o Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o ICMS, conduzido pelo ministro Gilmar Mendes; a compensação direta da União para os estados, especialmente nas áreas da educação e da saúde; o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI); a divisão igualitária dos royalties do petróleo, que atualmente beneficia apenas os estados produtores; a reforma tributária e o novo pacto federativo.

“Todas essas pautas, que envolvem questões fiscais, financeiras e tributárias, podem beneficiar os estados”, ressaltou.

REUNIÕES COM QUATRO MINISTROS DO GOVERNO LULA

Hoje, na agenda do governador, há reuniões com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, na qual vai tratar sobre uma operação de crédito.

Os outros encontros serão com o minitro dos Transportes, Renan Filho; ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França e o ministro das Cidades, Jader Filho.

Na comitiva de Rafael Fonteles estão o procurador-geral do estado Francisco Pierot; o secretário de Planejamento Washington Bonfim; o secretário de Fazenda Emílio de Oliveira Júnior;  o presidente da Invest Piauí Vitor Hugo de Almeida e diretor da Companhia Ferroviária do Piauí José Augusto Nunes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES