Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Regina Sousa fala em tentativa de vingança do governo federal contra o PI

Governadora comentou o blog sobre a decisão do STF a favor do estado

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso

"É uma coisa inusitada que o governo federal ameaçasse, foi uma ameaça de vingança", foi assim que a governadora do Piauí, Regina Sousa (PT), classificou o ofício da União na tentativa de rebaixar a nota da Capacidade de Pagamento do estado. A nota é usada para avaliação do mesmo em operações de crédito. Atualmente, são 13 contratos de financiamento em vigor, avaliados em R$ 332,6 milhões.


Nesta quinta (18), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), proibiu a União de mudar a nota do estado, que havia provocado a Justiça para que o governo federal respeitasse a decisão liminar de Moraes do dia 31 de julho que permitia o estado a suspender os pagamentos das dívidas até que fosse resolvido o impasse gerado pela perda de arrecadação do ICMS sobre os bens essenciais, dentre eles, os combustíveis.


Nos bastidores, a impressão é que a atitude da Secretaria do Tesouro Nacional seria uma forma de intimidar o governo estadual numa tentativa de retaliação após recorrer ao STF sobre o não ressarcimento por parte do governo federal pela perda de arrecadação do ICMS (imposto estadual).

 

O Piauí foi um dos estados que recorreu e garantiu o direito no STF para que o governo federal compense parte das perdas provocadas após sanção das leis complementares 192 e 194 para diminuir o preço dos combustíveis, energia elétrica, transportes e telecomunicações.

"Porque a gente conseguiu um benefício que a gente tinha direito. Como é que alguns estados iriam receber compensação e a gente não?", questiona a governadora.

VEJA A FALA COMPLETA DA GOVERNADORA



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES