Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Regina Sousa em Brasília: “todos os governadores estão insatisfeitos”

Presidente do Senado se reuniu com uma parte dos governadores nesta terça-feira

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso

Após reunião com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), nesta terça-feira (07), a governadora do Piauí, Regina Sousa (PT-PI), em entrevista exclusiva ao blog, disse que todos os governadores estão insatisfeitos com o projeto que reduz o ICMS, imposto estadual, sobre os combustíveis e chama atenção para o teor da discussão próximo a uma eleição.

"Não tem um [estado] que não perca, todo mundo perde, a gente não pode ser contra o projeto porque o projeto para população é bom, desde que seja sério mesmo, a gente está achando parecido com o Plano Cruzado, assim em véspera de eleição", afirma.

Regina Sousa esclarece que não está se opondo à votação, mas pede mudanças, e a principal seria a compensação da União aos estados, e se for o caso, via refinarias e distribuidoras. "Então o que a gente quer é que não tenha perda", explica a governadora citando o que áreas importantes, como Educação, podem ter recursos afetados negativamente.

"Qual é a compensação para os estados? O estado, no meio do ano, se você perde uma receita imensa que vai afetar FUNDEB, Fundo de Combate à Pobreza, que todos os estados têm, e todas as despesas que já estavam planejadas, inclusive a repartição entre os poderes, tudo isso vai ter que ser repactuado", argumenta. 

A governadora do Piauí veio às pressas para Brasília para tentar propor mudanças ao Projeto de Lei Completar 18/2022 que será votado na próxima segunda-feira (13) no Senado e reduz a alíquota do ICMS, imposto estadual, no caso do Piauí, de 31% para 17% sobre os combustíveis, se aprovado pode gerar uma perda de cerca de R$ 1,5 bilhão para o estado, sendo que 25% do arrecadado referente ao imposto vai para os municípios.

"Tem pouco tempo, mas ainda temos esperança, por mínima que seja, para que os estados não percam tanto", finaliza.

ASSISTA:

"PEC DO ICMS ZERO É UMA ENGANAÇÃO", DISPARA GOVERNADORA

Regina Sousa também comentou ao blog a posição do governo estadual em relação ao que Bolsonaro apresentou na última segunda-feira (06), o envio de uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) sobre uma compensação parcial para os estados que zerarem a alíquota do diesel e gás de cozinha. A governadora não acredita que a votação ocorra por ser um ano eleitoral, além de criticar o artifício utilizado pelo governo federal, resolver um desgaste do aumento consecutivo do preço dos combustíveis jogando para os estados e prejudicando a conta dos estados.   

"Uma PEC não é simples para votar, tem quer ter quórum qualificado. Imagina, votar o projeto [PLP 18], votar a LDO, ninguém vai mais ver parlamentar nenhum aqui em Brasília até a eleição. Então para a gente é uma enganção, um engodo, não tem segurança que vai votar, a gente não tem porque vai confiar que vota. Até porque ela não comtempla, porque é uma proposta diferente, é para zerar o ICMS do gás. E os outros? E a energia? E a gasolina, que é a principal? Então, zerar diesel, zerar gás de cozinha é bom para a população? É, agora o projeto de compensar isso não é bom para os estados, prejudica mais ainda", explica. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES