Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Rejane Dias quer garantir o adiamento do ENEM: “questão de justiça”

ENEM

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso

Por causa da pandemia do Coronavírus, a deputada federal Rejane Dias (PT/PI) é contra à manutenção do cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para a parlamentar, que prepara projeto de lei para garantir o adiamento, “é uma questão de justiça adiar a prova uma vez que estudantes mais pobres temem não estar preparados”.

De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), em colaboração com a União Internacional de Telecomunicações (UIT), mais da metade dos alunos que estão privados de frequentar as escolas devido à Covid-19 não possui computador para acompanhar as aulas remotas e 43% não têm acesso à internet, situação que ameaça aumentar a exclusão digital.

“Na zona rural, por exemplo, o índice de pessoas sem acesso à internet é ainda maior que nas cidades. Nas periferias, a situação de vulnerabilidade e exclusão digital impede a grande maioria dos estudantes de competir em condição de igualdade com alunos da rede privada”, afirma.

Outro ponto que, para parlamentar, é importante destacar é a saúde mental dos estudantes nesse momento. “O mundo está vivendo um momento intenso de ansiedade. Estamos lidando com mortes diárias. Quantos alunos que farão o Enem perderam algum familiar vítima de coronavírus? Como estudar, se concentrar, nessas condições?”, alerta. Para a parlamentar, o Enem não pode deixar de manter o seu papel fundamental de democratização do Ensino superior. “Qualquer tentativa de mudança desse objetivo servirá para ampliar a desigualdade no Brasil”, defende.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES