Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Renan Calheiros se adianta e monta Força-Tarefa para CPI da Covid

O senador também deve ser o foco da PGR nos próximos dias em delações que estavam guardadas

| Sergio Lima/ Poder 360
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso

Renan Calheiros (MDB-AL) é o mais cotado para assumir a relatoria da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, que será instalada amanhã (27) no Senado. Um acordo foi formado para colocar Omar Aziz (PSD-AM) na presidência e Calheiros indicado como relator. O senador  de Alagoas já prepara uma equipe com um auditor do Tribunal de Contas da União (TCU), delegado da Polícia Federal (PF), além de dois consultores do Senado para ajudar na elaboração do parecer.

Os pedidos serão formalizados após a instalação oficial da CPI.

Semana passada Bolsonaro ligou para o governador de Alagoas, Renan Filho, que é filho de Calheiros. Essa seria uma tentativa de aproximação do relator, que é um forte crítico ao governo.

Renan Calheiros disse nos bastidores que não vai perseguir ninguém e nem é favorável a responsabilização de Bolsonaro. O senador informou previamente se tiver algo relacionado a Alagoas ele irá passar para uma sub-relatoria.

Deputados aliados do governo já ingressaram na Justiça contra a possibilidade de Renan Calheiros assumir o cargo alegando conflitos de interesses e moralidade administrativa, pois o senador responde a 43 processos e 6 inquéritos no Supremo Tribunal Federal (STF).

Há também uma expectativa para que a Procuradoria-Geral da República trate sobre delações envolvendo Calheiro em supostos crimes como venda de medidas parlamentares.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES