Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Senado aprova novas regras para o Código de Trânsito Brasileiro

Por blog Direto de Brasília

Avalie a matéria:
| Jefferson Rudy/ Agência Senado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso

O Senado aprovou, nesta quinta-feira (03), o relatório do senador Ciro Nogueira (Progressistas) do projeto (PL 3267/2020) que atualiza uma série de regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O relatório do senador manteve os pontos principais do texto aprovado na Câmara dos Deputados em junho.

Entre os itens centrais do projeto estão a ampliação da validade da CNH de 5 para 10 anos, no caso dos motoristas com menos de 50 anos de idade, o uso obrigatório da cadeirinha para crianças de 10 anos de idade, a regulamentação dos chamados “corredores” de motos e o aumento do número de pontos acumulados necessários para a suspensão da habilitação.

Além de emendas de redação com o objetivo de aperfeiçoar o texto do projeto, Ciro incluiu no relatório a emenda do senador Eduardo Girão (Podemos-CE), que configura como infração grave o ato de transportar ou manter bebidas alcoólicas abertas com o veículo em movimento, exceto no porta-malas ou no bagageiro. Também foi realizado ajuste no texto para garantir que a penalidade de advertência por escrito em substituição à multa nos casos de infrações de natureza leve ou média só possa ser utilizada uma vez a cada 12 meses.

O senador acatou ainda a emenda de autoria do senador Fabiano Contarato (Rede-ES), a qual impede que a prisão possa ser substituída por penas alternativas nos casos de homicídio ou lesão corporal cometidos no trânsito por condutores alcoolizados ou sob a influência de substâncias psicoativas.

Ciro Nogueira afirmou que a proposta aprovada moderniza o CTB ao agilizar processos burocráticos e melhorar a vida dos motoristas, sejam os que utilizam dos seus veículos como meio de transporte, sejam profissionais, assim como de pedestres, motociclistas e ciclistas. “Ao longo dos anos, o trânsito mudou, as pessoas mudaram, a tecnologia se transformou e é necessário que a legislação acompanhe essas mudanças”, argumentou.

O projeto será novamente analisado pela Câmara dos Deputados.

Confira as principais mudanças do projeto:

Renovação da CNH

A cada 10 anos para condutores com menos de 50 anos

A cada 5 anos para condutores com idade igual ou superior a 50 e inferior a 70 anos

A cada 3 anos para condutores com idade igual ou superior a 70 anos

Transporte de Crianças

Crianças até 10 anos e que não tenham atingido 1,45m de altura devem se sentar no banco traseiro e usar cadeirinhas adequadas à sua faixa etária, peso e altura.

A idade mínima para transportar crianças na garupa das motocicletas é de 10 anos de idade.

Resoluções do Contran

As propostas de normas terão de ser submetidas a consulta pública prévia por meio da internet. Em caso de urgência e relevante interesse público, o Contran poderá editar medida válida por até 90 dias.

Limite de Pontos para Suspensão do direito de dirigir

40 pontos caso não tenha cometido nenhuma infração gravíssima;

30 pontos caso tenha cometido apenas 1 infração gravíssima;

20 pontos caso tenha 2 ou mais infrações gravíssimas.

Nos casos dos condutores profissionais (categorias C, D e E): 40 pontos sempre, independentemente da natureza das infrações cometidas.

Cadastro Positivo de Condutores

O novo CTB cria o Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC), a partir do qual será possível realizar discriminação positiva em relação aos bons condutores.

Escolas Públicas de Trânsito para Crianças

Estados e municípios ficam obrigados a criarem Escolas Públicas de Trânsito destinadas a educar crianças e adolescente para um trânsito seguro e mostrar a importância do respeito as normas de trânsito aos futuros condutores.

Emissão de Documentos

A emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), do Certificado de Registro de Veículo (CRV) e do licenciamento (DUT), poderá ser em meio físico ou digital, a escolha é do proprietário do veículo.

Ciclistas

Fica proibido parar o carro sobre ciclovia ou ciclofaixa, com pena de multa.

Torna infração gravíssima quem não reduzir a velocidade ao ultrapassar ciclistas.

Farol Baixo

O uso será obrigatório nas rodovias de pista simples.

Luz de Rodagem Diurna (DRL) passa a ser obrigatória nos veículos novos. Elas têm a função de deixar o carro visível durante o dia e é acionada automaticamente assim que o carro é ligado.

Transporte de bebidas com o veículo em movimento

Manter bebidas abertas com teor alcoólico superior a 0,5 ºGL com o veículo em movimento será considerado infração grave, exceto quando no porta-malas ou bagageiro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES