Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Senado deve aprovar hoje PEC que abre caminho para auxílio emergencial

Primeira parcela deve sair a partir do dia 18 deste mês

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso

Senadores votam a partir das 16 horas a Proposta de Emenda a Constituição (PEC) Emergencial ou dos Gatilhos, enviada pelo governo há mais de um ano, e que agora pode abrir caminho para uma nova rodada de pagamentos do auxílio emergencial. Uma outra discussão que pode ser apensada à PEC é a possibilidade de deixar o Bolsa Família fora do teto de gastos neste ano, permitindo um acréscimo no número de beneficiários e do valor. Alguns senadores, querem fatiar a proposta e deixar a análise dos gatilhos para depois, mas governo não concorda.  

O relator, o senador Marcelo Bittar (MDB-AC), sofreu resistência semana passada ao apresentar um parecer que sugeria desobrigação dos gastos mínimos da Saúde e Educação no Orçamento. Ontem, Bittar fez a leitura em plenário sem essa polêmica desvinculação de gastos das duas pastas e apresentou os gatilhos que seriam acionados quando União, estados e municípios chegarem a 95% de despesas primárias, que seriam proibição de reajustes e promoções a servidores, criação de novos cargos ou realização de concursos. O orçamento travaria quando chegasse a essa porcentagem para despesas dessa natureza, mas no caso de estados e municípios acionar os gatilhos seria opcional. Caso não optem pelas medidas, os entes não poderiam fazer empréstimos tenho a União como avalista.

Após a aprovação da PEC, o governo federal deve editar um decreto ou Medida Provisória especificando o valor do auxílio emergencial, em quantas parcelas será pago e os beneficiários. Até o momento, seriam quatro parcelas de R$ 250 de março a junho. A primeira parcela deve sair a partir do dia 18 deste mês.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES