Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Senadores cobram de Maia votação da PEC do foro privilegiado

Por blog Direto de Brasília

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso

Será entregue daqui a pouco, ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, um ofício assinado por 26 senadores, solicitando que seja incluída na Ordem do Dia, o mais breve possível, a PEC do Foro Privilegiado. O senador Randolfe foi o relator da Proposta de autoria do senador Álvaro Dias.

O combate à impunidade passa necessariamente pela extinção do famigerado foro privilegiado, por isso nada justifica a demora na votação da PEC 10/2013, aprovada no Senado Federal ainda em 2017 e até agora não apreciada pela Câmara dos Deputados. Embora tenha sido aprovada nas comissões responsáveis por discuti-la, a matéria não foi enviada ao plenário para votação.

Pelo novo texto, somente presidentes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário fariam jus ao foro privilegiado, que seria extinto para parlamentares, ministros, governadores e outras autoridades. A estimativa é que cerca de 50 mil cargos públicos hoje alcançados pelo "foro por prerrogativa de função" percam a regalia, inexplicável do ponto de vista republicano.

"O caso da deputada federal Flordelis é exemplar. Embora apontada pelas investigações policiais como participante no assassinato do marido, não pode ser detida em função do foro privilegiado. A proposta de emenda à constituição que acaba com ele está pronta. Basta colocar em votação. O que estamos esperando?", questionou o senador Randolfe Rodrigues.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES