Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Senadores debatem adiamento de eleições com prefeitos do Piauí

Durante reunião virtual, o senador Marcelo Castro (MDB/PI) mostrou apoio à emenda de Elmano Férrer, mas também apresentou PEC de sua autoria sobre o tema

Avalie a matéria:
| APPM
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso

Para debater o adiamento das eleições por causa da pandemia do Coronavírus, os senadores Marcelo Castro (MDB), Elmano Férrer (Podemos) e Ciro Nogueira (Progressitas) participaram nesta quinta (21), de reunião virtual com prefeitos de todo o Piauí. A iniciativa foi da Associação Piauiense dos Municípios (APPM).

O senador Marcelo Castro reiterou apoio à emenda do senador piauiense Elmano Férrer, que prevê o prorrogamento dos mandatos de prefeitos e vereadores até 2022 e, no momento, aguarda o apoio de 27 senadores para ser protocolada no Senado. Mas reconhece, no entanto, que seria necessário grande esforço para ser aprovada já que o Supremo Tribunal Federal (STF) se manifestou várias vezes contra aumentar o tempo do mandato.

O senador Marcelo Castro também tem uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) de sua autoria, que permite que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) fixe nova data para as eleições, no prazo máximo em abril de 2021. “A PEC transfere ao TSE o poder para eles avaliarem o melhor momento para as eleições serem realizadas, caso isso não seja possível em 4 de outubro. É um poder temporário”, afirma o senador.

Para o parlamentar, "o mais importante, neste grave momento, é preservar a saúde do povo brasileiro, devendo o Estado promover os ajustes necessários no calendário eleitoral para sua adequação aos ritos democráticos".

O adiamento, se necessário, permitiria que as próximas eleições fossem realizadas com segurança para todos os cidadãos.

TENTATIVA DE UNIFICAR AS ELEIÇÕES

Outro ponto da proposta é que, excepcionalmente, os mandatos dos prefeitos e vereadores a serem eleitos iriam até o final de 2026, para que todas as eleições (municipais, estaduais e nacionais) fossem realizadas na mesma data, a cada quatro anos. De acordo com Marcelo Castro, a proposta não apenas traria economia de verbas públicas como também promoveria o fortalecimento dos partidos políticos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES