Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Senadores pedem impeachment do ministro Ernesto Araújo

Ernesto Araújo postou nas redes sociais que a senadora Kátia Abreu sugeriu ato a favor ao 5G no Brasil

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso

A semana começa com um pedido de impeachment contra o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo. O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) está preparando a peça. Inicialmente, se daria pelo Supremo Tribunal Federal (STF), mas agora a ideia é que seja protocolado ainda na manhã de hoje (29) na Câmara dos Deputados. Outros senadores devem apoiar a ação. Isso porque ontem eles acordaram em boicotar todas as votações de cargos diplomáticos sugeridos pelo chanceler.

No fim de semana, o ministro, que vem sofrendo uma série de críticas nos últimos dias pela má relação do Brasil com países que poderiam ajudar durante a pandemia, publicou nas redes sociais que a senadora Kátia Abreu (PP-TO) havia sugerido que ele fizesse um "gesto" ao 5G e assim seria considerado "o rei do senado". O ministro deixa a entender que a senadora havia insinuando até lobby com a China. Kátia Abreu, que é presidente da Comissão de Relações Exteriores, respondeu em nota que o ministro "vive à margem da boa diplomacia e dos fatos".

Com o post, a intenção de Araújo era dar publicidade ao verdadeiro motivo da pressão para que ele deixe o cargo. Para ele,  não tem a ver com as relações diplomáticas do Brasil e sim com o 5G. A ação criou um clima pior no Senado, que agora pressiona Bolsonaro mais ainda a demitir o chanceler. 

O presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), também publicou nas Redes Sociais, e disse que esse tipo de comportamento é um "desserviço ao país" e alertou que atinge todo o Senado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES