Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Sete dos 10 deputados do Pi votaram a favor da mudança na lei das estatais

A relatora foi a deputada Margarete Coelho, aliada do presidente da Câmara, Arthur Lira

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso

Apenas três deputados federais do Piauí não votaram o projeto que altera a lei das estatais e diminui o tempo de quarentena, de três anos para 30 dias, para que pessoas ligadas a partidos políticas e campanhas eleitorais assumam a presidência de empresas públicas e diretoria de agências reguladoras. Coincidência ou não o projeto foi aprovado após a indicação de Lula ao BNDES. Aloizio Mercadante estaria impedido de assumir o cargo.

A relatora do projeto de lei foi a deputada também do Piauí, Margarete Coelho (PP), mas o voto dela não foi registrado, assim como o de Iracema Portella (PP) e Júlio César (PSD). Todos os outros sete parlamentares votaram a favor.

Nos bastidores do Congresso, dizem que a ligação de Margarete com Lira a fez garantir as mudanças, que também eram de interesse do centrão, que também querem indicar cargos nestes órgãos. A deputada não foi reeleita, mas irá assumir um cargo de diretoria no Sebrae nacional.

VEJA A VOTAÇÃO DA BANCADA DO PIAUÍ:

MUDANÇAS FORAM APRESENTADAS PELA RELATORA NA NOITE DE ONTEM E PROJETO FOI À VOTAÇÃO ÀS 22H30

Apesar do relatório de urgência de votação do PL 2896/ 2022 ter sido apresentado na semana passada, só na noite de ontem é que as mudanças que tratavam sobre as indicações às presidências e diretorias de empresas públicas foram apresentadas em emendas pela relatora Margarete Coelho, aliada de primeira hora de Lira. A ideia inicial do projeto era apenas aumentar a porcentagem de gastos de publicidade das empresas públicas.

Foram 314 votos favoráveis contra 66. A votação foi vista por muitos como "a toque de caixa". Se for aprovada no Senado como na Câmara, os indicados ligados a políticos para o comando de empresas estatais, não vão precisar ficar três anos de quarentena. O novo prazo alterado por Margarete cai para apenas 30 dias. Isso beneficia os que participaram de campanhas políticas ou comando de partidos.

Somente três partidos orientaram voto "não" (Novo, PSDB e Cidadania).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES