Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

TCU apresentou graves acusações na gestão Pazuello da pandemia

Omissão e mudança no plano de contingência da Covid são algumas das denúncias. Se penalizado, Pazuello pagará multa e ficará impedido de assumir cargo público

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso

O relator das ações, ministro Benjamim Zymler, do Tribunal de Contas da União (TCU), determinou abertura de processo para apurar omissões durante a gestão da pandemia. Ele afirmou que é possível identificar conduta omissiva dos gestores ao descumprir determinações anteriores. Foi também verificada uma mudança no plano de contingência da Covid para não responsabilizar o governo por falta de medicamentos.

Significa que Pazuello pode responder não pelo que fez e sim pelo o que não fez. O caso foi parar no TCU porque segundo a análise o país desperdiçou dinheiro público.

A possível abertura de processo ficou para daqui a 30 dias. Isso porque ministros próximos ao governo Bolsonaro, Augusto Nardes e Jorge Oliveira, pediram vistas, ou sejam mais tempo para estudar o caso.


Se comprovada conduta irregular, a pena para Pazuello é multa e proibição de assumir cargos no governo federal por até 8 anos.


O Ministério da Saúde informou que vai responder o TCU no prazo determinado.


Se relatório for aprovado pelo TCU poderá servir na CPI da COVID.


No Amazonas, a Justiça analisa o pedido do Ministério Público Federal (MPF), que também apresentou denúncia contra o ministro da Saúde pela falta de oxigênio no estado.


Em todos os casos Pazuello será defendido pela Advocacia-Geral da União (AGU) por serem atos relacionados quando era ministro, até porque eles responde pela gestão do governo.


A expectativa é que um dos primeiros atos da CPI seja a convocação dos ex-ministros da Saúde.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES